Comitê Técnico estimula o debate e o desenvolvimento de ações
O tema ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), que pode ser traduzido livremente como meio ambiente, social e governança corporativa, há tempos está na pauta das empresas, especialmente no universo de Property, Workplace e Facility Management.
Não por acaso, as medidas para mitigar impactos ambientais e construir um mundo mais justo e responsável, por meio de melhores processos e práticas, estão diretamente ligadas à atuação dos Facility Managers.
Segundo Marcelo Boeger, Diretor de Comitês da ABRAFAC, “para todo lugar em que olharmos, veremos impactos gerados pelos profissionais de Facility Management (FM). O grande trunfo, no entanto, está no poder de decisão desses profissionais, que podem optar por atuar com responsabilidade ambiental, transformando práticas nocivas em sustentáveis.”
Boeger destaca ainda que muitas dessas práticas, além dos benefícios evidentes, podem aumentar a eficiência e reduzir custos. Além disso, sob a perspectiva social, há uma série de ações que abrangem desde as condições de trabalho até a inclusão e o impacto social inerente às atividades das empresas. “Por isso, a governança é essencial para a gestão, a transparência e a responsabilidade das companhias”, enfatiza.
Na prática, desde a contratação de serviços terceirizados até a aquisição de produtos, a execução de tarefas e a definição de processos, praticamente todas as atividades passam por alguma – se não todas – as dimensões do ESG.
Diante da relevância do tema, o Comitê Técnico ABRAFAC ESG proporciona aos associados um ambiente rico para debates, promovendo discussões e o compartilhamento de conhecimento e experiências.
“Além disso, os integrantes do grupo têm a oportunidade de atuar na concepção e no desenvolvimento de materiais essenciais para orientar o mercado sobre o tema”, reforça Boeger. Ele acrescenta: “Mais do que isso, podem acessar em primeira mão materiais inspiradores e ter seus nomes associados às publicações em que participam.”
Novos documentos em produção
Rodrigo Sávio, Coordenador do Comitê, antecipa: “neste ano estamos produzindo dois documentos. Um será um manual de conduta ética e o outro abordará as viagens corporativas. Além disso, estamos desenvolvendo uma pesquisa sobre a percepção do ESG entre nossos associados.”
A programação do Comitê inclui reuniões virtuais mensais, realizadas sempre na última quarta-feira do mês, das 18h às 19h. Também estão previstos pelo menos dois encontros presenciais ao longo deste ano.
“Participe! Os Comitês da ABRAFAC são ambientes plurais, com trocas de informações e conhecimento que contribuem para o crescimento profissional dos participantes”, destaca Sávio.Para integrar os Comitês Técnicos é necessário ser associado da ABRAFAC nas modalidades Física ou Jurídica. Para mais informações, acesse: