Versão brasileira da norma acaba de ser publicada
Acaba de ser publicada a versão brasileira da norma ISO 41015 – Facility Management – Influencing Organizational Behaviours for Improved Facility Outcomes, ou em português: Facility Management – Influenciando Comportamentos Organizacionais para Gerar Melhores Resultados Finais nas Instalações.
O processo de tradução – conseqüência da decisão de adoção da norma no Brasil – teve início em junho de 2023, logo após a publicação das versões originais em Inglês e Francês e contou com reuniões para alinhamento, discussão dos temas e a atualização do glossário de palavras – desenvolvido localmente pelos grupos de trabalho nas normas da família ISO 41000, que visa dar orientações gerais para os termos comuns entre as publicações anteriores.
Coube ao Comitê de Estudos Especiais CEE 267, sob a liderança do professor Moacyr Alves da Graça, formar um Grupo de Trabalho Voluntário que se debruçou sobre o material original e na sua transformação para a Língua Portuguesa.
“Na ocasião, fiquei encarregado de liderar o projeto, que contou ainda com a participação de Eduardo Pens Alves, Frederico Behmer, Marcus Rosário, Rafael Paiva, Ricardo Crepaldi e Soraya Durães”, lembra Thiago Santana, ex-presidente e atual Conselheiro ABRAFAC e um dos representantes da ABRAFAC no Comitê da ISO.
Trabalho minucioso
“A primeira etapa do processo consistiu em uma tradução literal do material, realizada por um profissional específico e não participante do grupo de trabalho. De posse deste conteúdo, o Grupo de Voluntários fez uma verificação minuciosa e comparativa entre o texto original em inglês, e sua versão em português”, detalha Santana.
Segundo ele, esta foi justamente a fase mais demorada do trabalho. “Primeiro, porque não se pode fazer nenhuma alteração na estrutura do documento. E segundo, uma tradução pura e simples tornaria alguns termos pouco precisos quando analisados sob a perspectiva do mercado e das boas práticas de FM no Brasil”, enfatiza.
A partir daí, houve uma rica troca de opiniões entre os envolvidos no projeto. “Vale apontar que uma parte do trabalho foi facilitada pelo fato de termos tido representantes na elaboração da norma original em Inglês. Assim, muitas discussões sobre sentido e contexto de um determinado parágrafo foram suprimidas em função desta proximidade com o material original”, acrescenta Santana.
Abrangência estratégica
De grande relevância, pois complementa estrategicamente os demais documentos já publicados, a tradução da norma ISO 41015 representa mais um importante avanço no desenvolvimento do setor de Property, Workplace e Facility Management no Brasil.
“A gestão de Facilty Management em uma organização possui uma abrangência que vai além do aspecto técnico da infra-estrutura de um ambiente, passando também por questões estratégicas, de planejamento e pessoas. Assim, além da publicação do documento principal de Gestão, no caso a norma NBR ISO 41001 – Facility Management – Sistemas de Gestão – Requisitos com orientações para uso, a comunidade envolvida com este projeto vem de maneira sistemática criando complementos endereçados a aspectos específicos do negócio”, detalha Santana, um dos representantes da ABRAFAC no Comitê da ISO.
Ele aponta, por exemplo, parâmetros encontrados na NBR ISO 41012 para estabelecer um processo de Compras em FM. “Na NBR ISO 41014 temos diretrizes para estabelecimento de uma estratégia para FM. Agora, a NBR ISO 41015 vem centrada no comportamento humano e em como FM pode influenciá-lo para obter melhores resultados dentro de um ambiente.”
Ponto principal: pessoas
Entre os pontos principais trazidos pela nova versão da norma está o papel das pessoas no ambiente construído e suas ações diretas no desempenho do sistema de FM. “Imagine que sua organização define como meta estratégica a economia de recursos como água e energia. São itens que possuem uma relação muito direta com o comportamento das pessoas. Simplesmente soltar um memorando dizendo que precisa economizar água e energia certamente não alcançará os resultados esperados”, exemplifica Santana.
Ele prossegue: “é neste momento que entra o papel do Facility Management. E a norma traz elementos para a definição das estratégias, métodos, abordagens e maneiras de monitoramento das ações para que sejam as mais eficientes possíveis”.
Ainda segundo ele, criatividade e flexibilidade são partes importantes do processo, uma vez que a norma traz diretrizes sobre o que pode ou deve ser feitos para alcançar sua conformidade. “Mas não sobre como atingir. E com a NBR ISO 41015 não é diferente”, pontua.
Por isso, cada vez mais o processo de FM passa pela gestão de pessoas. “A Norma ABNT ISO41015 é uma leitura praticamente obrigatória e uma ferramenta extremamente útil para todos os profissionais de Facility Management que precisam avançar nesta área tão importante no dia a dia das organizações”, declara Santana, que encerra deixando um convite: “todos os interessados em colaborar com as discussões em torno das demais normas que estão em publicação entrem em contato com a ABNT e o CEE267”.