fbpx

As grandes empresas que dependem da logística para rentabilizar seus negócios estão buscando alternativas para diminuir o custo fixo de suas operações, enquanto o país vem sofrendo com a inflação e a crise financeira-política. Há no mercado um questionamento quanto aos preços de locação e custos de transporte, partindo das capitais para o interior.

Condomínios logísticos localizados em áreas afastadas da capital paulista costumam oferecer preços mais atraentes de locação.

Em uma análise detalhada dos preços transacionados, conforme mostra o gráfico, é perceptível que nas regiões de Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Piracicaba, Sorocaba e Campinas estão sendo realizadas transações na faixa de 18% a 41% abaixo do valor fechado na capital do Estado. Relacionando o preço transacionado com a distância do condomínio da capital, a economia no valor de locação está na faixa de R$0,02/m² a R$0,07/m² por km de distância de São Paulo.

É importante observar que no último ano (do 3º trimestre de 2016 até o 2º trimestre de 2017), de todo o novo estoque entregue, apenas 21% da área está localizada num raio acima de 80 km da capital. Nestas regiões, as entregas somaram 135.900 m², e totalizaram uma absorção bruta de 167.100 m². As regiões abaixo deste raio somaram 506.200 m² entregues, com 569.000 m² de absorção bruta acumulada em um ano.

O estoque total de condomínios logísticos de alto padrão deve receber mais de 3 milhões de m², até o final de 2020. E as empresas precisam se prover de informações realistas, principalmente quando falamos de valores negociados e pedidos, para encontrarem o melhor custo x localização de acordo com as necessidades de seu ramo de atividade. Sai na frente quem planeja seu futuro com base em dados práticos do mercado.


 

 

 

Compartilhe nas redes sociais
15 ago 2022

Inovação e o setor de Facility e Property Management

A Lei no 13.589, de 4 de janeiro de 20181, determina que todas as edificações de uso público e coletivo, que apresentam ambientes de ar interior climatizado, devem dispor do chamado Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para os seus sistemas de climatização, a fim de eliminar ou minimizar riscos potenciais à saúde dos indivíduos.

Compartilhe nas redes sociais