fbpx

Veja como os dados também refletem o mercado comercial no Rio de Janeiro

No texto anterior, sobre as oportunidades no mercado comercial de São Paulo, referentes ao relatório da SiiLa (Sistema de Informação Imobiliária Latino-Americana), falamos um pouco sobre como o setor de Facilities pode usar os números para se informar e traçar estratégias.

Confira, a seguir, como o mercado do Rio de Janeiro também tem seus números divulgados e podem ser um diferencial para profissionais que conhecerem os dados.

Destaca-se no Rio de Janeiro, escritórios nos setores de Petróleo e Gás. Desde empresas de exploração, extração, produção, refino de Petróleo e Gás, infraestrutura e apoio logístico ligado à cadeia, como Shell, Esso, FMC, Chevron, entre outros. O relatório da SiiLA aponta que, este setor possui maior representatividade no mercado, com cerca de 28% da área ocupada. Porém, ele passa por uma instabilidade.

A Petrobras reduziu o ritmo e atingiu toda a cadeia do setor, além disso, a coração do petróleo também está em baixa. Players importantes da cadeia estão em retração ou recolocação/consolidação em locais mais baratos.

Outras informações:

  • Localização: 76% está no centro, próximas à Petrobras;
  • Perfil de Ocupação: Maior parte está em edifícios de alto padrão (87% em ocupações A+ e A).

Outro setor que é forte responde pelo de Alimentos, Bebidas e Fumo. Esse segmento abrange a produção de alimentos industrializados, produção de bebidas e produtos ligados ao tabaco. Alguns exemplos: BRF, Souza Cruz, Pepsico, Nestlé, Royal Canin, Batavo, entre outros.

Mesmo com a retração na economia brasileira, esse é um dos setores mais fortes. Afinal, os alimentos fornecidos por eles, são de primeira necessidade e não dependem de crédito para a compra como os bens duráveis. De acordo com o estudo, 38% dos imóveis estão em Duque de Caxias em diversas ocupações e a maior parte em condomínios de alto padrão (83% em ocupações A+ e A).

Parceria de sucesso

Thiago Santana, Vice-Presidente da ABRAFAC, diz que o relatório elaborado em parceria com a SiiLA mostra tendências e é importante para mostrar ao setor de Facilities as tendências e oportunidades de negócios. “O ganho ao longo do tempo que estamos prevendo é identificar as tendências também para o setor de serviços e, neste sentido, acreditamos que estes relatórios produzirão um marco importante no segmento”, afirma.

Quando questionado sobre quais setores podem se beneficiar melhor dos dados da parceria ABRAFAC- SiiLA, Thiago é bem abrangente. “Das empresas fabricantes de mobiliário, carpete, forro e demais itens de infraestrutura aos escritórios de arquitetura corporativa, passando pelas empresas instaladores de sistemas específicos (combate a incêndio, refrigeração e ar condicionado, dados, etc), pelos mantenedores destas instalações até os profissionais de gestão, todos têm em algum momento de interação com os dados ali mostrados.”

Para Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil, a instituição traz para o mercado o conceito da transparência das informações. “Esse modelo é indispensável para que o setor possa crescer e se desenvolver. A parceria com a ABRAFAC vai ao encontro com nossos ideais, por se tratar de uma associação que une o mercado de Facilities, compartilhando informações em prol de todo o setor”, analisa na nota de apresentação do relatório.

 

Faça o download dos relatórios completos:
Apresentação Perfil de Novas Entregas – SiiLABrasil

Apresentação Perfil de Ocupação – SiiLABrasil

 

Compartilhe nas redes sociais
23 abr 2019

Eventos da ABRAFAC recebem Certificado de Neutralização

Com a parceria com a ECCAPLAN, a Associação se compromete em compensar os gases de efeito estufa em todos os seus encontros: FM Debates, Congresso e Prêmio ABRAFAC. Próximo passo será promover eventos com resíduo zero.

Compartilhe nas redes sociais
14 jun 2019

Compliance em Facilities

Nos dias atuais dentro do âmbito corporativo, mesmo aquela pessoa que não é a dominadora da língua inglesa, sabe bem o que se trata a palavra compliance.

Compartilhe nas redes sociais