fbpx

Empresa apresenta levantamento de dados sobre o mercado em diversas categorias

A Siila (Sistema de Informação Imobiliária Latino-Americana), empresa que faz um completo levantamento de dados sobre o mercado imobiliário comercial da América Latina, divulgou novos números referentes aos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano. 

Nosso blog traz alguns desses dados e a importância deles para o mercado de Facilities. 

Mais que um panorama completo sobre o mercado comercial em São Paulo, o Siila é uma oportunidade de estruturar estratégias que vão ao encontro com a evolução do setor de facilities. Por exemplo, segundo o relatório com números de janeiro de 2017, o mercado do setor financeiro, composto por Bancos de Investimentos, Bancos de Varejo, Fundos de Previdência e Pensão, Operadoras de Cartão de Crédito e Corretoras de Valores, possui como características:

  • É o setor de maior representatividade no mercado, com cerca de 20% da área ocupada;
  • Bancos e instituição financeiras estatais tendem a se concentrar na Paulista (26%);
  • Escritórios boutique tendem a ficar na Faria Lima e JK;
  • Possuem grandes operações de back offices que necessitam estar próximo a boa estrutura de transportes públicos;

E o que isso significa? Para Thiago Santana, Vice-Presidente da ABRAFAC, esses dados de perfil imobiliário constituem peça chave do segmento de Facilities. “Eles são, em última análise, o produto final de toda uma cadeia de prestação de serviços ligados ao setor.”

De acordo com Thiago, para profissionais do setor de Facilities, o conhecimento sobre o potencial de negócios, separado pela geografia, entendendo sua concentração por ramo de atividade e até por empresa individual, é uma oportunidade importante. “Permite que os profissionais se prepararem melhor para os desafios existentes no mercado assim como proporciona às empresas elementos para definição de estratégias mais customizadas a cada ambiente de negócios”, explica.

Outro mercado que é destaque no levantamento é o do setor de Telecomunicações. Constituído por operadoras de telefonia fixa e móvel, banda larga e tv por assinatura e infraestrutura de telefonia, foi avaliado que esse ramo, herdou vários imóveis, graças as privatizações, fusões e aquisições. Além disso, ele está concentrado na extremidade sul da cidade (87% está nas regiões adjacentes Chucri Zaidan). O relatório ainda revela que, nesse setor, existe a necessidade de buscar espaços baratos.

Conclusão e objetivo do relatório

Realizado em parceria com a ABRAFAC, os relatórios da Siila têm como objetivo entender como o macro ambiente econômico está se refletindo no setor de real state e suas naturais consequências no segmento de Facilities.

“Este primeiro reporte apenas reafirmou a questão que vem sido vivenciada pelo mercado há alguns meses referente ao aumento da demanda frente a uma redução na procura, fortalecendo a negociação de transações para o lado do locatário”, afirma Thiago Santana, ao julgar as primeiras conclusões do relatório.

Foram analisados diversos setores como de Construção e Serviços Imobiliários, Setor de Seguros, Tecnologia da Informação, entre outros. 

 

Faça o download dos relatórios completos:
Apresentação Perfil de Novas Entregas – SiiLABrasil

Apresentação Perfil de Ocupação – SiiLABrasil

Compartilhe nas redes sociais
06 set 2019

Substituição de copo de plástico para copo de papel nos restaurantes da Klabin S.A.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, pautada pela inovação e por um ambiente sustentável propôs a redução de consumo de plástico de uso único em suas unidades industriais. Assim, a área de Facilities substituiu a utilização de copo de plástico de uso único para copo de papel em todos os serviços de alimentação dos restaurantes de suas Unidades.

Compartilhe nas redes sociais