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Diante de um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo, os processos bem definidos permitem uma visão mais estratégica de cada etapa do negócio, resultando em uma performance com maior eficiência e qualidade para garantir uma entrega de excelência.

Hamilton Quirino

Cresce cotidianamente a percepção sobre a importância de ter processos estruturados no dia a dia da operação das empresas de diferentes tamanhos e atividades. A adoção dos processos tem trazido resultados expressivos de agilidade e produtividade, entre outros, e esse quadro impulsiona a utilização dessas ferramentas na rotina das companhias.

A experiência mostra que os processos estruturados são fundamentais não só para grandes empresas, mas também para negócios de menor porte e até para startups e fintechs. Sem essa ferramenta, não há como pensar em crescimento sustentável de um negócio, seja qual for a sua área de atuação.

Nosso trabalho na área de Facilities Management, na Sodexo On-site, tem mostrado, na prática, o papel fundamental dos processos estruturados para a obtenção de melhores resultados. Temos conseguido, assim como outras áreas da companhia, ganhos de produtividade, controle de custos e padronização. Para isso, no entanto, é necessário sempre manter o foco nos procedimentos.

É fundamental também estar atento às inovações tecnológicas oferecidas, em ritmo cada vez mais acelerado, como ferramentas que ajudam na construção e aprimoramento dos processos. A tecnologia é um aliado importante para ter sucesso nessa área e, como ela se renova constantemente, cabe aos participantes estarem atentos para utilizá-la da melhor maneira para o aperfeiçoamento dos resultados.

Da mesma forma, é preciso ter foco no desenvolvimento de pessoas. Empresas funcionam como um conjunto de processos relacionados entre si que são executados pelos colaboradores, ou seja, eles são fundamentais para a implantação correta de processos estruturados. O olhar para os colaboradores e seu desenvolvimento, portanto, é essencial nesse trabalho.

Os processos precisam estar sempre bem definidos. Mais do que isso, eles não podem ser engessados, devem ser revistos com frequência e, quando necessário, devem ser adaptados à realidade do cliente.


Hamilton Quirino é Diretor de Operações Rio de Janeiro e São Paulo da Sodexo On-site Brasil. Formado em Engenharia Civil, com MBA em Gestão de Negócios Internacionais, Hamilton ingressou no mercado de FM em 1998. Trabalhou com diferentes modelos de contratações, escopos e atividades, agregando experiências a clientes, equipes e empresas pelas quais atuou, como Dalkia e Vivante.


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