fbpx

Você pode conseguir qualquer coisa que quiser na vida se estiver disposto a ajudar outras pessoas a conseguirem o que elas querem.”

      ZIG ZIGLAIR

Você é convidado para um evento- reunião, seminário, curso, ou qualquer outra coisa assim- e sabe que vai se encontrar com diversos possíveis parceiros ou clientes. É a oportunidade perfeita! Então, como se aproveitar dessa chance e plantar o maior número de sementes possível para conseguir ótimos negócios no futuro? Como criar uma rede que possa lhe trazer cada vez mais benefícios?

A grande maioria dos profissionais que conheço utiliza essas situações para, da maneira que sabem, fazer contato com o maior número de pessoas que podem, na tentativa de se autopromoverem- essa tentativa os leva a  falarem sobre si mesmos e sobre a maravilha que são seus negócios, ou sobre as habilidades que possuem, ou sobre como seu interlocutor poderá ser beneficiado com a grande oportunidade que eles podem oferecer. Falam o tempo todo, criam enormes expectativas, e, no fim da noite, não conseguem realmente se relacionar com ninguém. Fizeram um tremendo esforço de algumas horas, e, no final das contas, não conseguiram criar vínculo nenhum com ninguém- sem vínculo, sem relacionamento, sem networking eficiente.

O aspecto mais importante que você precisa saber sobre networking, é que não se trata de tirar algo das pessoas com quem você pretende se relacionar, mas sim de dar! O que você pode oferecer aos outros? Por quê alguém confiaria uma parceria a você? O que despertaria o desejo em outra pessoa de se relacionar profissionalmente com você?

A primeira impressão, a sua capacidade em gerar empatia com outras pessoas é o início do caminho para fortalecer sua rede, e, de maneira bem prática, quero te dar 3 habilidades que levarão você a esse resultado:

  1. Mostre a vontade de ajudar antes de querer ser ajudado. Se você quer ganhar a atenção de alguém, primeiro mostre real interesse sobre o que você pode fazer por ele. Como você pode ajudar? O que você pode fazer? Para chegar a esse ponto, pergunte, queira realmente saber o que motiva os outros, quais seus objetivos, e, então, ofereça ajuda. Dessa maneira, você ativará o princípio da reciprocidade, e o grande passo para iniciar uma parceria terá sido dado.
  2. Demonstre interesse GENUÍNO sobre as pessoas. Nem tudo é sobre você. Na verdade, se você quer liderar para um objetivo (neste caso fortalecer um relacionamento), você deve sempre se lembrar de que o mais importante é a outra pessoa. Quais seus interesses? Qual a história dela? O que ela busca? Quais seus desejos e temores? Deixe as pessoas falarem, ouça com interesse verdadeiro, e isso fará com que uma real conexão seja criada.
  3. Seja entusiasmado em desenvolver novos contatos. Seja apaixonado por conhecer pessoas e as suas histórias, ainda que elas não sejam nada parecidas com você ou não tenham nada em comum com a sua trajetória. Aprender sobre os outros é o que nos trará crescimento como profissionais e seres humanos; então, anime-se sempre com cada oportunidade em ampliar seus conhecimentos com relação a esse fantástico universo das relações humanas.

Se você desenvolver essas habilidades, irá perceber que elas se aplicam não só a suas atividades profissionais, como também a outras áreas de sua vida pessoal, e você poderá ter uma rede tão grande quanto quiser.

Esteja disposto a contribuir com o Sucesso dos outros, seja sinceramente interessado pelas pessoas, e você poderá dar um grande exemplo na construção de uma humanidade que um dia certamente será uma única e enorme rede direcionada para a construção de um planeta melhor.

Compartilhe nas redes sociais
12 jun 2019

Mobilidade elétrica e oportunidades para FM

O mundo está mudando rapidamente e a mobilidade vai ser elétrica, compartilhada e autônoma. Isso significa oportunidades ou ameaças para o FM? O artigo explicamos que, para quem se adapta, será uma oportunidade grande!

Compartilhe nas redes sociais