fbpx

Dizer que não se tem tempo, é como dizer que não há ar para respirar. Ora, ambos são recursos, que, apesar de poderem se tornar escassos ou finitos, na maioria das vezes, seguem os mesmos padrões: estão a disposição de todos na mesma quantidade, podem gerar (não retirar) mais energia, e, acima de tudo, são elementos indispensáveis para uma vida plena. 

Ocorre que hoje a maioria das pessoas vive em algo que vou chamar aqui de dispneia do tempo. Dispneia é o termo usado pela American Thoraci Society para falta de ar. Segundo essa Sociedade, a dispneia pode ser causada por muitos motivos, dentre os quais: doença pulmonar e doença cardíaca.

Em nosso organismo, essas são duas das causas da falta de ar. Agora, pergunte a si mesmo: será que você está vivendo uma crise de dispneia do tempo? Será que as causas do que você chama de falta de tempo estão relacionadas com algum tipo de doença?

Vamos considerar os pulmões, cuja principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono. A função deles é imprescindível para que o ar que respiramos entre em contato com o sangue que circula em nosso corpo. Em seu dia-a-dia, como você elimina as impurezas que contaminam o uso do seu tempo? Aquelas atividades que são nocivas aos seus OBJETIVOS? São aquelas ações que não constroem nada, não lhe acrescentam nada, só servem para você gastar energia inútil porque não tem um fim, não possuem um PROPÓSITO.

Não quero aqui apontar o que pode ser considerado nocivo ao tempo que você tem a sua disposição, especialmente porque não conheço o seu objetivo, não sei o que você realmente quer. No entanto, quero lhe deixar um conceito que pode, agora, transformar a sua vida: para tudo o que você fizer, a partir deste momento, pergunte-se: POR QUÊ ESTOU FAZENDO ISSO? Para que fim? Com que isso contribui no objetivo que tenho definido para mim? A quantas pessoas estou ajudando com essa ação? Isso está sendo benéfico para minha vida financeira, pessoal, profissional, para minha saúde, está fortalecendo meus relacionamentos? Se a resposta estiver clara e alinhada com algo que você está buscando, você certamente estará fortalecendo o seu “pulmão do tempo”.

Vamos pensar também no coração, para identificar se ele pode ser a causa da sua dispneia de tempo. Uma de suas funções é bombear o sangue oxigenado proveniente dos pulmões para todo o corpo. Bem, o tempo é seu, está com você, você o tem – a questão aqui é: COMO VOCÊ O DISTRIBUI?

Uma boa distribuição do tempo é feita com PLANEJAMENTO. E as pessoas saem de casa todos os dias com diálogos internos (frases que repetem para si mesmas), como: “Hoje, eu sei lá como vai ser o dia”/”Seja o que Deus quiser”/”Ai, nem sei como vou fazer tudo isso”/”Hoje vai ser corrido, acho que não vou dar conta”, e outras tantas que ouvimos, levando as pessoas a já saírem derrotadas de seus lares, sem nenhum sentimento de controle sobre aquilo que é a sua própria vida.

Em gestão de tempo, existe uma regra que diz que, para cada minuto de planejamento, há uma economia de dez minutos na execução.  Portanto, antes de fazer, PENSE! Crie estratégias para aproveitar o tempo. Tenha em mente suas prioridades, seus objetivos, a razão pela qual você fará tudo o que se apresenta para o dia. Levante-se dez minutos antes da cama, ou utilize o final da noite anterior, e PROGRAME O SEU DIA – escreva tudo o que tem a fazer, enumere em ordem de prioridade, mantenha o papel em que isso foi anotado (essa parte é importante), e você vai notar que, em boa parte de seus dias, você vai encontrar dentro de si um sentimento de REALIZAÇÃO, aquela percepção de que utilizou todo o seu potencial, e, mais importante, poderá usar o tempo que sobrou para outras coisas que importam para você – vai começar a aparecer em você um sentimento de estar completo em todas as áreas da vida!

ASSUMA O CONTROLE DA SUA VIDA, TOMANDO EM SUAS MÃOS, DE UMA MANEIRA DEFINITIVA, O CONTROLE DO SEU TEMPO!

Cuide do seu “pulmão do tempo”, filtrando suas atividades. Monitore suas “funções cardíacas”, distribuindo com excelência seu tempo, e o tempo que você respira irá se tornar puro, ABUNDANTE, dando-lhe, por fim, energia suficiente para conquistar tudo aquilo que você deseja para viver uma vida feliz.

Bom começo de uma nova vida!

Compartilhe nas redes sociais