fbpx

Painel do FM Debates contou com profissionais do mercado

O Brasil passa por momentos delicados na economia. Com o cenário econômico oscilando nos últimos anos, se tornou cada vez mais importante que as empresas invistam em estruturas organizacionais enxutas, se apoiando em processos otimizados e com profissionais extremamente qualificados. A tecnologia se tornou de suma importância nesse novo sistema de gestão e, com ela, as organizações puderam ampliar (ou estabilizar) seus resultados no menor prazo possível. A inovação tem sido a chave para o sucesso.

Com cinco encontros anuais realizados pela ABRAFAC, o FM Debate é uma interessante oportunidade de ouvir profissionais de diversos setores de facilities, mostrarem as tendências e contarem suas experiências de mercado. No primeiro deste ano realizado em fevereiro, o tema foi Melhores Práticas de Facilities e uma das palestrantes foi Patrícia Cordeiro, Gerente de Operações da SIEMENS. 

A seguir, o blog apresenta uma entrevista especial com a profissional, que conta um pouco sobre seu processo de trabalho e quais são as melhores práticas relacionadas às práticas de facilities.

Sua palestra foi sobre estratégia de facilities em ambientes fabris. No seu cotidiano, o que é necessário para manter o mais eficiente funcionamento das máquinas e da infraestrutura?

O grande desafio é a gestão de pessoas. É ter a capacidade de manejar desde o gerente do setor, do CEO, até o auxiliar de limpeza (que você depende diretamente). É necessário ter a habilidade para manter o serviço estabilizado.

Como vocês trabalham com o RH nesse sentido?

Contamos com o RH dos nossos prestadores de serviço. É preciso ter o apoio do RH para incentivos e capacitação na Gestão de pessoas. Muitas pessoas nascem com isso no sangue, com facilidade de promover isso, mas aprender é necessário.

A ABRAFAC visa isso, difundir conhecimento, auxiliar o gestor de facilities. Na questão de melhores práticas, quais melhores práticas que você prática diariamente?

Primeiro é o monitoramento. Ele é necessário para se realizar alguma ação, além dos dados. Sem monitoramento e dados é impossível saber o que está acontecendo e assim concretizar uma ação a respeito de algum problema. Depois vem a segurança, nossa empresa tem como lema: “segurança acima de qualquer coisa”. Jamais vamos por alguém em risco sob qualquer circunstância. E, por último, é fazer o melhor para o cliente, com menor custo possível, mas sempre com qualidade.

Vocês possuem um sistema integrado com o ERP. Como ele funciona?

Possuímos um software que não é próprio, mas é contratado por nós (e não pelo prestador de serviço). Isso é importante, pois na necessidade da troca do prestador, continuamos com o mesmo sistema e as informações. Dessa forma, cuidamos da parte de prestação de serviço de facilities e manutenção, o que ajuda no controle da execução. É daí que temos as informações e dados.

Para fazer download da apresentação “Limite entre Facilities Predial x área fabril” da Patrícia Cordeiro, clique aqui (disponível somente para associados).

Compartilhe nas redes sociais