fbpx

O mundo está mudando rapidamente e a mobilidade vai ser elétrica, compartilhada e autônoma. Isso significa oportunidades ou ameaças para o FM? O artigo explicamos que, para quem se adapta, será uma oportunidade grande!

A mobilidade elétrica está em um momento do forte crescimento com o surgimento de veículos sustentáveis, ajudando a reduzir o aquecimento global. No começo do 2019 já existem no mundo mais de 5 milhões de veículos elétricos com a China (51% do total) liderando essa tendência[i]. Nos Estados Unidas e Europa o crescimento é exponencial, e no Brasil, apesar dos apenas 7 mil exemplares elétricos e híbridos, o potencial é gigantesco.

A mudança para mobilidade elétrica vai significar uma mudança radical para montadores e o segmento das mecânicas, mas também vai impactar o FM e pode gerar oportunidades muito interessantes. O mesmo se aplica para tendências como veículos compartilhados e veículos autônomos, que para as gerações novas será realidade. O mundo está mudando rapidamente e para FM ajustar e antecipar vai ser necessário.

As expectativas brasileiras sugerem que os veículos elétricos irão representar uma parcela significativa das vendas, atingindo cerca de 150 mil unidades em 2025[ii] , estimulado pela criação do programa ´Rota 2030[iii]´. O Brasil ainda não possui infraestrutura para receber esta demanda e isso criará oportunidades óbvias para o FM. No futuro (próximo) planejar a infraestrutura para veículos elétricos será tão necessário como planejar para elevadores!

Apesar de não termos uma significativa frota eletrificada, uma ´revolução silenciosa´ na mobilidade urbana está acontecendo com um rápido crescimento de pequenos veículos elétricos como e-bikes, e-patinetes e e-scooters. Esses veículos são compartilhados, de propriedade privada e oferecem flexibilidade e velocidade, sem perder tempo no trânsito para seus usuários.

Os estabelecimentos atuais não possuem infraestrutura adequada para carregamento estes veículos, resultando em inconveniências para moradores, condôminos e centralização indesejada do custo das recargas. Mas, já existe uma solução simples, completa e inovadora que carrega 10 bicicletas ao mesmo tempo, com cobrança individual. Com investimento baixo, aumento das vendas e ´pay back´ rápido, instalar este tipo de carregador, com certeza, é um diferencial de marketing atraindo um público interessante.

Além da solução para e-bikes, existe um mercado pujante para vários tipos de carregadores. Em geral, um carro pode ser carregado em uma tomada normal por 10 horas, mas carregadores externos, de ´simples´ até ‘rápidos’ (fast charging) permitem cargas em até menos de 30 minutos. Para a gestão de facilities há várias opções para oferecer esta infraestrutura como ´vagas verdes´, capaz de ser um diferencial de marketing e geradores de receita adicional.

Uma solução muito interessante e ´100% verde´ é combinar as estações de recarga com energia solar, assim os veículos podem ser carregados com energia limpa e renovável com custos muito inferiores aos veículos convencionais.

Então, instalar infraestrutura para veículos elétricos é interessante para o FM? Sim, com certeza! Instalar estes equipamentos é um grande diferencial de marketing, atraindo clientes e novas gerações, integrando edifícios com a mobilidade urbana (´smart building´), criando oportunidades para gerar receita (REN n° 819/2018) com investimentos relativamente baixos. Finalmente, instalar carregadores vai ajudar na pontuação para certificação no ´Green Building Council[iv]´.


Frank Eulderink, Holandês. Empreendedor, Consultor e Executivo financeiro sênior com carreira de >20 anos em empresas multinacionais. No momento trabalhando como: consultor financeiro (transformações digitais e RPA em finanças), fundador da plataforma para veículos elétricos ´Rodaverde.com´ e fundador da empresa ´iFluks´, fazendo importações e instalações de carregadores para veículos elétricos.

Igor Cordeiro, engenheiro e administrador, foi gestor em empresas multinacionais e professor universitário. Como fundador e sócio da Inergial desenvolve consultoria, projetos e capacitação profissional em energias renováveis com enfoque em energia solar fotovoltaica, ajudando pessoas e empresas a re·energizar!


[i] Fonte: http://www.ev-volumes.com/
[ii] Fonte: FGV Energia
[iii] Programa do governo Brasileiro incentivando à mobilidade elétrica
[iv] Ver regulamento em http://www.gbcbrasil.org.br/sobre-certificado.php


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.