fbpx

Por: Francisco Abrantes, um dos fundadores da ABRAFAC. 

No Livro Gerenciamento de Facilities e Properties, no capitulo 2, abordo as competências que englobam a nossa área e a transformam num ambiente desafiador, transformador e contemporâneo.

O IFMA – International Facility Management Association, numa iniciativa chamada de Global Job Task Analysis (GJTA) definiu 11 competências que, de modo geral, englobam a nossa área.

Originalmente eram 9, contudo, após uma revisão – do mesmo grupo de trabalho, acrescentou-se as duas seguintes: “Responsabilidade Ambiental e Sustentabilidade” e “Plano de Emergência e Continuidade do Negócio”. Esta revisão e a adição destas novas competências só corroboraram e ratificaram a nossa afirmativa de que a profissão está em constante processo de formatação, evolução e sofisticação.  Somos todos artificies e sujeitos desse processo de construção da profissão. Numa atividade com ampla e vastíssima área de atuação, com diferentes escopos, realidades corporativas e modelagem organizacional é normal que o desenvolvimento profissional aconteça gradativamente, sedimentando-se ao longo do tempo. Esse movimento acontece de modo geral, entretanto, mais forte e perceptível na realidade atual de profundas e constantes mudanças, jamais experimentadas e vividas no mundo corporativo. Diria até, que vivemos um momento de transição do modelo que tivemos até agora para um outro formato ainda em processo de construção e delineamento organizacional. Nesse contexto estamos sendo, simultaneamente, objetos e sujeitos dessa movimentação em direção certamente, entre outras possibilidades, de maior sofisticação, interação e adaptação dos ambientes de trabalho, presença e interação tecnológica (a inteligência artificial se consolidando) e, sobretudo, a quebra de paradigmas com a sedimentação da maioria das atividades (exceto aquelas que necessitam execução in loco: limpeza, manutenção, segurança, entre outras) desenvolvidas dentro das empresas para o modo remoto.

Nada é definitivo!  Isso não acontece somente na área corporativa, no setor de FM e PM. Não é somente um movimento brasileiro. É uma realidade global e interdisciplinar.

Por isso temos que estar atentos aos movimentos do mercado e das constantes demandas da profissão, capacitando-nos e dessa forma nos preparando para os novos desafios.

Vejamos a lista dessas competências:

  1. Comunicação
  2. Plano de Emergência e Continuidade de Negócio
  3. Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  4. Negócios e Finanças
  5. Fatores Humanos
  6. Planejamento Estratégico e Liderança
  7. Manutenção e Operação
  8. Gerenciamento de Projetos
  9. Qualidade
  10. Gestão Imobiliária e de Propriedades
  11. Tecnologia

Esta lista não se encerra em si. Nem todos os profissionais serão responsáveis por todas estas competências, dado ao ambiente organizacional no qual estão inseridos e, muito provavelmente, haverá esse ou aquele, com responsabilidades além das 11 listadas. O importante é que se tenha noção das mesmas e busque a capacitação profissional para gerenciá-las, especialmente naquelas que ainda não estamos diretamente envolvidos porque, cedo ou tarde, inevitavelmente, teremos que nos envolver com as mesmas.

E, já sabemos: “sábio foi aquele que se preparou para os desafios profissionais, podendo assumi-los sem cometer os erros que invariavelmente os incautos que “caem de paraquedas”, cometem”.

Podemos considerar que estas 11 Competências desenvolvidas pelo IFMA são as “core competences” da nossa área. Prepare-se!!

No Livro detalho cada competência, compartilhando experiências, dando um delineamento preliminar de suas responsabiliades e o impacto das mesmas no nosso dia-a-dia.

BIO

Francisco Abrantes é autor do Livro Gerenciamento de Facilities e Properties, possui ampla experiência nas áreas de Facilities&Properties, Operações, Supply Chain e Real Estate. Fundador da ABRAFAC, ocupando as responsabilidades de diretor-financeiro, presidente executivo, presidente do conselho fiscal e atualmente membro do Conselho de Administração (CA). Foi membro do Board of Directors do IFMA (International Facility Management Association), do GlobalFM e presidente do GRUPAS (Grupo de Profissionais de Administração de Serviços).  É representante do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRASP) na cidade de São Paulo

PAGINA OFICIAL DE VENDA DO LIVRO:

https://www.gerenciamentodefacilities.com/

Compartilhe nas redes sociais
09 ago 2019

Síndico: agente local com alcance internacional

A administração de um condomínio normalmente é lembrada para envio de reclamações ou quando algo está errado. Aos poucos, conseguimos mudar este estigma. Frisamos que críticas construtivas são bem-vindas, mas que elogiar, identificar as mudanças positivas e comentá-las torna a vida em condomínio mais saudável para todos. Motiva os funcionários, clientes e vizinhos.

Compartilhe nas redes sociais
04 jul 2022

Seja estratégico!

O universo digital, os ambientes sustentáveis e criativos, softwares de gestão e coworking como opção…

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.