Como o Gestor de Facilities pode liderar melhor sua equipe
Ser um Gestor de Facilities não é tarefa das mais fáceis. Liderar uma equipe é um desses desafios cotidianos. Entretanto, existem diversas dicas que podem contribuir para que essa experiência seja cada vez mais assertiva podendo influencias de maneira positiva na gestão de pessoas. Saiba mais a seguir!
Não importa o tamanho da equipe, a postura de um líder é o diferencial para garantir o engajamento de uma equipe e o sucesso de uma empresa. Uma pesquisa realizada pela PwC, empresa prestadora de serviços profissionais, aponta as competências essenciais para um líder de sucesso:
- Flexibilidade para mudanças;
- Capacidade de liderar e desenvolver pessoas;
- Espírito colaborativo.
Isso mostra que um modelo menos hierárquico, visando uma troca de experiência e empoderamento dos colaboradores, pode ser um caminho que ofereça uma liderança menos rígida e mais eficaz. Vale muito mais conduzir seus colaboradores ao melhor resultado, desenvolvendo e ressaltando suas qualidades, identificando os pontos a serem melhorados e alinhando suas características com a política e os interesses da empresa, do que apenas fazer o papel de mandar e mensurar resultados.
Veja abaixo 3 qualidades imprescindíveis para um líder (e outras que devem ser evitadas).
Ser um exemplo para a equipe
Certo: Inspirar sua equipe não significa que o líder precise sempre elogiar. É necessário ser justo na cobrança por resultados. O importante é saber ser flexível, gerenciar conflitos e se comunicar claramente com todos.
Errado: Ser o tipo de chefe que apenas se dirige aos subordinados para fazer cobranças e delegar trabalhos.
Disposição para ajudar
Certo: É importante acompanhar bem próximo a realização do trabalho. Assim, é possível orientar a equipe, colocando-se à disposição para esclarecer dúvidas ou ajudar seus colaboradores no crescimento profissional.
Errado: Não dedicar tempo aos membros da equipe, orientá-los ou reconhecer o resultado de um bom trabalho feito por eles.
Motivação de funcionários
Certo: Confiar um novo trabalho aos membros da equipe ou ouvir suas opiniões, demonstra a importância do trabalho de cada colaborador e estimular novas ideias, seja individualmente ou durante reuniões.
Errado: Tratar os funcionários como “robôs”, sem se preocupar com seus problemas, opiniões sobre a empresa, sonhos e objetivos profissionais.
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Com informações: Viva Experiências.