fbpx

Ocorreu entre 18 e 20 de outubro deste ano, o World Workplace Conference and Expo IFMA 2017, evento elaborado pela IFMA (International Facility Management Association). Realizado em Houston, Texas, nos Estados Unidos, o mega evento contou com a participação de mais de 4 mil profissionais de FM.

A ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities) teve na ocasião, entre representantes, Luciano Brunherotto, Presidente; Thiago Santana, Vice Presidente; Irimar Palombo, Presidente do Conselho Deliberativo; e Alexandre Roxo, Diretor Regional do Rio de Janeiro. E como desdobramento do trabalho realizado pela associação em âmbito internacional, a ABRAFAC foi muito bem recebida por associações e profissionais internacionais.

Luciano revelou que a associação brasileira ganhou elogios por lá. “O Congresso & Expo ABRAFAC foi mencionado em algumas palestras. Por isso, sentimos um grande prestígio na nossa participação”.

Comentando que existe possibilidade de uma parceria com o IFMA logo em breve, mas sem poder revelar muito, Luciano identificou que a ABRAFAC sempre teve uma relevância internacional e isso pode render frutos. “A ABRAFAC sempre serviu como canal de comunicação de Facilities, como porta de entrada no mundo, mas essa aproximação vai trazer conteúdo relevante para associados da ABRAFAC”, adiantou Luciano.

Para o presidente, o último Congresso & Expo ABRAFAC já demonstrou o crescimento da relevância da associação em termos internacionais. “Contamos com a participação de oito palestrantes internacionais neste ano. Essa aproximação faz com que outros convites apareçam. A presença em eventos do tipo é relevante e queremos compartilhar conteúdos frutos de parcerias com associados internacionais no futuro”.

Relevância para o Brasil

Sobre o evento em si, Alexandre Roxo lembrou que foi possível perceber uma imensa evolução na infraestrutura. “Esse é um evento que vou há alguns anos e agora deu para perceber uma evolução na quantidade e na qualidade das palestras. O evento cresceu de forma congruente”.

Alexandre também percebeu a boa recepção dos participantes com a ABRAFAC. “Com a nova gestão, ficou perceptível uma aproximação mais firme das organizações internacionais com a nossa associação. Isso é muito importante porque ajuda a ABRAFAC e o trabalho do profissional de FM”.

O diretor regional pontuou que esses eventos são de suma importância, pois oferecem um valioso intercâmbio e são uma forma de valorizar a profissão. “O Facility no Brasil precisa evoluir com mais força e isso só é possível com essa representatividade maior”.

Alexandre foi convidado para uma visita ao The Fed (Federal Reserve System), o equivalente ao Banco Central do Brasil. “Tive a oportunidade de conhecer o local e foi incrível. Eles nos mostraram como funciona o setor de FM desse lugar, como é a segurança e muito mais, foi interessante”!

Eficiência Energética é o assunto da vez 

Outra que ficou impressionada com a experiência no IFMA foi Irimar Palombo. “Essa foi a primeira vez que fui ao IFMA e foi muito melhor do que eu esperava”. A presidente do conselho observou que o FM está no mesmo momento dentro do setor nos diferentes mercados. A diferença está na forma em que trabalham, porém, os assuntos estão bem alinhados, quando comparado o nosso mercado com o dos Estados Unidos, pelo menos”.

Irimar concordou que essa participação da ABRAFAC em eventos do tipo é estratégica inclusive para parceiras. “É preciso ter alinhamento com o que outros profissionais estão fazendo pelo mundo. É extremamente valioso até pra gente não ficar reinventando o que já foi feito. O evento permite termos essa noção do que está sendo feito.

Das palestras que assistiu, Irimar identifica que a que mais chamou sua atenção foi sobre eficiência energética. “Muitas abordavam tanto sobre a economia quanto a geração de energia. Esse tema foi bem recorrente em diferentes sessões, revela a diretora, acrescentando que outro tema latente foi sobre equidade de gêneros em FM. As palestras falavam sobre a negociação, a necessidade de entender as diferenças entre os sexos e se comunicar de forma eficiente e construtiva”.

Além desses, Irimar percebeu que outros assuntos também permearam diversas palestras como Inteligência Artificial e a Geração Millennial. Esses temas não eram centrais, mas eu senti um impacto transversal desses tópicos em várias falas”.

ABRAFAC participou de reuniões e fóruns 

Thiago Santana viu como uma coincidência positiva que a IFMA ocorreu apenas duas semanas após o Congresso & Expo ABRAFAC. “Pela proximidade, conseguimos trazer um número expressivo de pessoas para o nosso país representando outras Associações”. 

Segundo ele, isso foi importante para a calorosa recepção. “Pessoas nos apresentaram para outras, falando ‘olha, foram eles que organizaram aquele evento que te falei, você precisa ir lá ano que vem’. Ou seja, teve uma amplitude muito maior que esperávamos”. 

O vice-presidente avaliou que a oportunidade serviu como um importante cartão de visita. “Tivemos convites para encontros, fóruns, reuniões com lideranças globais de FM, o que não era tão comum. Com isso, conseguimos também fechar nomes para palestrar em nosso próximo Congresso, assim como entrar em contato com empresas que não trabalham no Brasil, mas podem expor e conhecer o nosso mercado”. 

No geral, Thiago disse que a experiência foi gratificante e serviu como termômetro sobre a situação do Brasil em relação ao resto do mundo. “Quanto mais eventos participamos, mais percebemos que estamos próximos das boas práticas lá de fora. O que inviabiliza questões de produtividade está relacionado ao custo de tecnologia, pois, trazer qualquer tipo de inovação de fora, é muito caro&r
dquo;
. 

Ele também salientou que a educação em FM é diferente lá fora. “As universidades estão focadas em pesquisa. Uma das palestras falava sobre a influência da cor da lâmpada na produtividade das pessoas. Isso é bacana. Mesmo que muitas pesquisas do tipo não dão em nada, elas abrem novas oportunidades de descoberta. O Brasil ainda está aquém nesse sentido de pesquisa. Porém, é tudo questão de médio e longo prazo”. 

Para Thiago, a ABRAFAC trouxe como positivos três grandes pontos: 

  • O reforço das parcerias; 
  • O compromisso para pessoas virem para cá e engrandecer ainda mais o Congresso & Expo 2018; 
  • Novos conceitos aliados com tecnologia para, assim, fomentar ações de Startups. 

“O formato do IFMA é bem diferente do nosso, pois dá grande peso para a Feira”. Apesar disso, ele expôs que são realizadas várias sessões educacionais, ao mesmo tempo, com temas diversos. “Muitos assuntos são relevantes e outros nem tanto. O grande ponto de atenção que explica os elogios para a ABRAFAC é que nossas palestras tiveram uma dimensão relativamente maior, já que na IFMA é tudo muito dividido e o alcance das palestras é concentrada para menos pessoas por vez”. 

Furacão e astronautas 

O evento ficou marcado por ter ocorrido apenas seis semanas após o furacão Harvey ter devastado grande parte de Houston. Isso teve peso importante nas palestras, já que os profissionais de FM são frequentemente responsáveis pela recuperação de desastres e regem planos de continuidade de negócios.

Entre os destaques, o IFMA contou com a palestra do economista visionário Jeremy Rifkin e os astronautas da NASA, os capitães Mark e Scott Kelly, que exploraram o tema da conferência, “Nós somos FM: um universo de possibilidades”.

Confira os vídeos com mais comentários sobre o IFMA 2017: 

Compartilhe nas redes sociais