fbpx

Relatório internacional aponta algumas movimentações que podem ganhar força em breve no Brasil

O ano de 2018 vai aos poucos dando espaço para as despedidas após meses de mudanças no cenário político do país, para receber um novo ciclo, sempre com aquele otimismo típico do brasileiro, que torce para que a economia melhore e impulsione todo o mercado. É típico desse período que as tendências para 2019 comecem a entrar no imaginário de muitos empresários e empreendedores.

O Blog da ABRAFAC separou algumas dessas tendências que prometem avançar globalmente e impactar a Gestão de Facilities no varejo, incluindo o varejo médico e de blockchain.

Como foi o ano de 2018 para o Gestor de Facilities? Desafiador, inspirador e, sem dúvidas, de muitas reflexões. Saber o que vai ganhando forma mundo afora, é essencial para enriquecer a gestão, sempre priorizando as melhores práticas que podem auxiliar no dia a dia da profissão.

As principais tendências que impulsionam o setor de Gerenciamento de Facilities foram identificadas no Relatório de Tendências 2019 da The Professional Retail Store Maintenance Association (PRSM) e incluem o crescimento do varejo de uso mais diversificado, serviços médicos em espaços de varejo e a tecnologia blockchain.

Veja algumas das tendências apontadas pelo relatório:

Uso misto e o renascimento do varejo

De acordo com o estudo, enquanto os shoppings mais antigos foram construídos em volta de comercializar principalmente roupas e acessórios, os novos shoppings vão funcionar como um ecossistema de varejo e serviços que inclui espaço residencial e varejo multi-categoria. A experiência do usuário ganha ainda mais força no espaço físico do que apenas ceder espaço para prateleiras e produtos. Várias marcas importantes já estabeleceram trabalhos de varejo experienciais como Apple, Samsung e Amazon.

O papel do Gestor de Facilities: adaptar as lojas em constante mudança e ainda controlar os custos de energia, manutenção, limpeza e tecnologia.

Varejo Médico

Escritórios médicos, centros médicos, farmácias e outras empresas de assistência à saúde estão abrindo com grande frequência em shopping centers e em lojas de varejo. De acordo com o relatório anual, 89% dos centros comerciais fechados, nos EUA, oferecem agora algum tipo de serviço de saúde.

O papel do Gestor de Facilities: apesar de alguns gestores não terem experiência na manutenção de equipamentos médicos, o relatório observa que a manutenção de instalações de saúde, geralmente, requer uma limpeza diferenciada e que atenda a requisitos legais específicos, procedimentos adicionais de segurança, reparo/manutenção de equipamentos especializados, gerenciamento de descarte de resíduos perigosos, iluminação aprimorada/especializada, e aumento do uso de energia.

Blockchain

Blockchain é um banco de dados que mantém um conjunto crescente de registros de dados. Essa é uma questão de grande impacto no gerenciamento de contratos, no pedido e rastreamento de ordens de serviço, no processamento de pagamentos e na transparência das instalações.

O relatório sinaliza que estamos nos primórdios do uso do blockchain como tecnologia, porém, os Gerentes de Facilities podem se beneficiar do uso de blockchain para ações como:

  • Rastreamento da cadeia de suprimentos;
  • Aprimoramento de registros de histórico de produtos;
  • Sistemas de pagamento, entre outros.

Um exemplo disso é o Walmart que tem trabalhado com a IBM em uma solução de blockchain de segurança alimentar para impedir a intoxicação em alfaces e anunciou que exigirá que todos os seus fornecedores carreguem seus dados no blockchain até setembro de 2019.

A conclusão que pode se chegar é que essas tendências estão impulsionando mudanças em toda a indústria e podem exigir que os executivos das organizações e seus respectivos gestores adaptem novas estratégias e táticas para obter sucesso.

ASSOCIE-SE NA ABRAFAC E APROVEITE OS BENEFÍCIOS!

A ABRAFAC — Associação Brasileira de Facilities é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.

Com ações efetivas de promoção de conhecimento e interação da comunidade do setor, a ABRAFAC está ganhando relevância internacional firmando grandes e sólidas parcerias.

Ao ser associado individual, o profissional de Facilities conta com diversas vantagens:

  • Acesso especial ao conteúdo de palestras e apresentações através de área restrita no portal ABRAFAC;
  • Participação nos eventos da associação;
  • Descontos promocionais em workshops, congressos e eventos que constam como a ABRAFAC como entidade apoiadora;
  • Oportunidade de participação no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano;
  • Inscrição de trabalhos no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano (melhores trabalhos concorrem ao Global FM Awards);
  • Descontos em instituições de ensino para pós-graduação, cursos e MBA (veja a lista de convênios).

POR ISSO, NÃO PERCA TEMPO E ASSOCIE-SE CLICANDO AQUI.

Com informações: Remi Network

Compartilhe nas redes sociais