fbpx

Ana Cláudia Morrissy Machado, Facilities Manager da Shell, apresenta cases sobre as pertinentes questões

No último dia 12 de abril, a ABRAFAC realizou mais uma edição do FM Tactics, cujo tema foi Desafios Trazidos por Diversidade & Inclusão: Uma perspectiva no Ambiente Shell. A palestrante Ana Cláudia Morrissy Machado, Facilities Manager, apresentou as ações que a Shell tem realizado em relação ao tema de inclusão e diversidade com os colaboradores da companhia.

Esse assunto é relevante por apresentar as barreiras que precisamos quebrar e discutir, isso é um grande presente que a ABRAFAC me deu”, iniciou Ana Cláudia.

É imprescindível que dentro das organizações, os Gestores entendam os níveis dessa mudança:

Pessoal: Aprender sobre si próprio

  • Engajar em aprendizado contínuo;
  • Conhecer suas atitudes e comportamentos;
  • Identificar suposições pessoais e crenças;
  • Lidar com vieses que se tenha.

Interpessoal: Construir relações de diversidade e inclusão

  • Procurar ouvir e compreender;
  • Desafiar suposições e comportamentos que excluam ou limitem;
  • Construir grupos de trabalho e times inclusivos;
  • Criar relações produtivas.

Organizacional: Conduzir o processo

  • Desenvolver o plano de D&I;
  • Construir ferramentas, processos e sistemas;
  • Desenvolver metas, medidas e responsabilidades;
  • Definir comportamento desejado;
  • Identificar e remover barreiras;
  • Comunicar;
  • Fornecer recursos.

Como a Shell lida com tudo isso?

Ana destacou algumas ações que foram implantadas dentro da empresa. Elas se baseiam em três grandes redes que foram criadas, cada uma se dedicando a uma questão chave de diversidade & inclusão: A Rede LGBT (True Colors), Rede de Mulheres (Shell Woman Network) e Rede dos Portadores de Necessidades Especiais (EnAble).

Ela destacou que o trabalho de Facilities está sempre associado a essas redes, dando todo o suporte, seja usando os canais de distribuição, canais de comunicação, atuando na infraestrutura dos prédios, entre outros meios, tudo para que propiciar um ambiente de apoio.

A Gerente de Facilities apresentou as seguintes ações:

Rede LGBT (True Colors)

Foi realizado um evento em que o presidente da Shell assinou um compromisso, junto ao mercado de trabalho, de criar e estabelecer uma rede com espaço aberto para que esse público possa integrar à Shell. “Foi um dia de muitos debates em que, nós de Facilities, precisamos criar todo um ambiente para que isso acontecesse. Preparamos o auditório, com alimentação e decoração customizada com alusão ao tema. O prédio da empresa foi iluminado com as cores da bandeira LGBT”.

Entretanto, a especialista relatou que preocupação com o perfil não era apenas suportar as atividades da Rede, mas sim dar um passo além. “O desafio instigado por eles, foi a inclusão de profissionais transexuais dentro da Shell. Então, começamos a negociar com nosso fornecedor de Facilities para que ele pudesse trazer e começar esse processo de contratação específico dentro da Shell”.

Apesar da excelente ação, Ana identificou que, por outro lado, foi trazida à luz uma série de questionamentos como: uma pessoa transexual pode utilizar espaços como banheiros e vestiários e sentirem à vontade?

Discutimos isso com parceiros, afinal, isso era uma novidade para nós. É uma quebra de paradigmas e de tabu buscar soluções acerca do assunto”.

Rede de Mulheres (Shell Woman Network)

Na Rede de Mulheres, também foi dado todo o suporte para eventos especiais como na semana da mulher, onde se foi criado um ambiente para palestras e debates. Foi realizada também a divulgação de uma campanha de conscientização do câncer de mama. Ana ressaltou que muitos homens participaram ativamente desses eventos, revelando que o diálogo é importante e eficiente.

Em outra ação foi estabelecido um espaço que serve como sala de lactação, onde mulheres que acabaram de sair da licença maternidade possam retirar o leite e guardar em uma geladeira. Assim, podem levar o alimento aos seus filhos após o expediente.

Rede dos Portadores de Necessidades Especiais (EnAble)

Sobre a Rede dos Portadores de Necessidades Especiais, muitas alterações em termos de adequação física foram realizadas para garantir o acesso a todo o prédio. Foram criadas ações desde: catracas mais largas, adesivos com cores específicas em portas de vidros (para auxiliar com segurança os colaboradores com baixa qualidade visual na passagem por esses obstáculos), elevadores personalizados com sinalizações específicas abrangendo pessoas com deficiências diversas e outras como:

  • Rampas externas de acesso ao edifício (inclusive com rampas provisórias em caso de reformas);
  • Corredores mais largos para acesso de todos os tipos de perfis nos escritórios;
  • Mesas com altura ajustável;
  • Banheiros adaptados de acordo com a lei de acessibilidade;
  • Botões de alerta dentro dos banheiros para ajudar pessoas com deficiência que possam passar por alguma dificuldade;
  • Extintores de incêndio sinalizados de maneira mais inclusiva possível, posicionados em um chão com relevo e cor vermelha.

Próximo FM Debate será sobre “Diversidade: Espaços Colaborativos que promovem a equidade e a cocriação”

O evento terá três momentos e tem como objetivo fazer um convite ao profissional de Facility Management para pensar fora da caixa e se colocar como agente de mudança para prover espaços e serviços que promovam a colaboração e a cocriação entre diversos. Sempre pensando na experiência e necessidade dos seus usuários.

Como usar, por exemplo, a tecnologia ao seu favor e mesmo assim incluir aqueles que possuem mais dificuldade em assimilar? Como implementar espaços multiuso que tragam experiências e ajudem a criatividade? Como tratar o usuário com necessidades especiais sem causar constrangimento e de maneira mais orgânica possível para promover a troca, visando a melhor produtividade possível?

Quer saber mais e garantir a sua vaga? Acesse agora mesmo esse link!

Compartilhe nas redes sociais