fbpx

15/05 é a comemoração global do FM Day, organizado pela Global FM, associação mundial que reúne o setor. O tema deste ano reconhece o marco da criação da série ISO 41000 de normas e relatórios técnicos voltados para a indústria global de FM.

Uma vez por ano, a comunidade global se reúne em torno de um tema em alta no mercado para celebrar a importância do papel da indústria de Facilities Management. A iniciativa, chamada de Dia Mundial do FM, é organizada pela Global FM e será comemorada no dia 15 de maio sob o assunto “Celebrando os padrões globais de ISO FM”, que reconhecem o marco da criação da série ISO 41000 de normas e relatórios técnicos voltados para a indústria global de FM.

“O desenvolvimento de padrões ISO é um enorme fator de mudança para o nosso setor”, disse Duncan Waddell, presidente da Global FM. “Esses padrões representam um avanço significativo na padronização das práticas profissionais de gestão de FM internacionalmente”.

“O Facilities Management é uma indústria global de US $ 1,15 trilhão, com 65.000 profissionais e participantes do setor em todo o mundo”, disse Waddell. “O Dia Mundial do FM celebra a contribuição significativa que o FM faz à economia global.”

Dia Mundial do FM

O objetivo do Dia Mundial do FM é reconhecer o trabalho vital que os profissionais e o setor de gerenciamento de instalações contribuem para os negócios em todo o mundo. Com isso, é possível elevar o perfil da profissão, não apenas nas regiões membros, mas em qualquer lugar onde os FMs influenciam, como a saúde, a segurança, a produtividade e o bem-estar das pessoas que utilizam o ambiente construído.

Em torno dessa proposta, eventos acontecem em todo o mundo baseado no Dia Mundial do FM. Saiba mais em globalfm.org/events/

Comitê 267 da ABRAFAC

Apesar de ser uma categoria profissional relativamente nova no Brasil, o Facility Management ou qualquer outro trabalhador ligado ao setor sabe, em seu cotidiano, o peso de sua importância não somente em uma empresa, mas na sociedade. O FM Day é uma forma de lutar pelo reconhecimento da profissão em todas as áreas atuantes, incluindo saúde, segurança, produtividade e bem-estar das pessoas que o utilizam.

Baseado nessa visão, o diretor secretário da ABRAFAC, Ricardo Crepaldi, e também membro do Comitê 267, que atua na tradução da série inglesa de norma ISO 41000 para o português. “A normalização e os pontos cruciais de FM vem de uma necessidade global. Essa discussão é importante ser celebrada para fazer uma equalização no setor. Temos um grupo de mais de 200 multiprofissionais, com visões diferentes, para padronizar e fazer com que todo o mercado brasileiro consiga entender o funcionamento da área.”

Segundo Crepaldi, o Comitê 267 foi criado há 1 ano e meio e já possui três normas traduzidas e publicadas de acordo com os critérios estabelecidos pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. “Esse processo é fundamental, pois alguns termos em inglês não podem ter uma tradução normal. É preciso levar em consideração alguns aspectos e adaptar o que estamos lendo para o cenário brasileiro. É um trabalho árduo, de muita discussão e definido em consenso de todos os integrantes do Comitê. Se um não concordar com algum ponto, não avançamos até definirmos o caminho.”

Mauro Campos, membro do Comitê e conselheiro da ABRAFAC, acrescenta: “Com certeza os padrões da norma ISO garantirão um mercado mais profissional, competitivo, produtivo e que gerará empregos de melhor qualidade. O Comitê 267 conta com a participação de profissionais das universidades de mercado e da ABRAFAC para garantir que as particularidades da nossa profissão sejam preservadas e o entendimento por todo o mercado e profissionais seja completo.”

O posicionamento da ABRAFAC

“Somos a Associação de Facilities no Brasil e estamos ligados a outras entidades do mundo. Fomentamos desde o início a discussão global, apoiamos e participamos disso, afinal é o que contribui para o amadurecimento do mercado, que vem crescendo 10% ao ano, mesmo diante do cenário de crise. FM é uma área extremamente estratégica, tanto no público quanto no privado, e impacta diretamente a sociedade. Celebrar essa data é o reconhecimento do nosso trabalho e uma forma de mostrar que existimos para fazer funcionar as operações adequadamente. Todos, do jardineiro ao estrategista, tem o seu valor dentro da cadeia”, diz Crepaldi.

Campos reforça que a ABRAFAC vem apoiando as iniciativas do setor por meio da participação de seus diretores em eventos nacionais e internacionais; fomentando a divulgação de notícias em seu site; abrindo espaço em seus eventos para a comunicação das normas de Facility Management; entre outras estratégias adotadas pela Associação. “O FM Day é mais uma oportunidade de reflexão sobre o nosso papel enquanto profissionais e o nosso impacto nas pessoas que é o que realmente importa, afinal atuamos no edifício para elas!”, finaliza.


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.