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Alexandre Lara, Diretor Secretário da ABRAFAC, revela os desafios e oportunidades do atual mercado 

Qual o nível de maturidade em relação ao mercado de Facilities? Anteriormente aqui no Blog da ABRAFAC falamos qual o cenário em relação aos cursos profissionalizantes que são oferecidos no país para profissionais que desejam se aprimorar no setor. A seguir, você verá mais um pouco da entrevista que Alexandre Lara, Diretor Secretário da ABRAFAC, concedeu sobre o mercado de Facilities.

Atividade que é desempenhada há década no Brasil, a Facilities Management ainda pode ser uma atividade desconhecida até mesmo por quem a faz. “Não é porque ela ficou mais conhecida hoje, desde quando o termo surgiu em meados da década de 90, que isso a torne uma profissão relativamente nova. Existem profissionais que atuam ou atuavam em áreas de facilidades, antes de elas serem conhecidas por esse nome, pois, geralmente, usavam ‘áreas de serviço ou utilidades, há 20, 30 anos”, explica Alexandre. 

Com a sua popularização, em conjunto com o crescimento da terceirização, o mercado de Facilities tem evoluído e oferecido um cenário mais amplo e promissor. O diretor afirma que houve um input de fatores novos a partir de 1994 e isso deu uma mexida no mercado. “Historicamente, essa mudança ocorreu no momento em que se discutia no país, a terceirização. As empresas que vieram de fora, trouxeram uma visão mais estratégica de gestão e contratação de serviços. Isso acabou adicionando ao mercado um conhecimento que já se praticava lá fora.”

Para Alexandre, o nível de maturidade do setor no Brasil não é baixo. “Existe um desconhecimento da abrangência desse setor para vários profissionais, que não conseguem enxergar a grande gama de oportunidades de serviços que são dessa área”.

Porém, temos hoje profissionais que estão bastante maduros em suas áreas. Isso não é limitado a poucos, é bem abrangente. O que precisa evoluir aqui no Brasil é a questão de monitoramento e controle de operações. 

Todavia, Alexandre aponta que o Brasil ainda está atrás de outros mercados. O diretor destaca um fator crucial que reflete esse nível de maturidade: a capacitação de gestores. “Com o aperfeiçoamento, eles podem enxergar a necessidade de entender melhor os resultados da operação e ajudar a criar e entender indicadores de qualidade, performance.

“Com a capacitação, os Gestores podem agir melhor e tomar as decisões sobre mudanças de rumos em várias questões. Ainda não temos esse nível de capacitação.”

O diretor destaca que até existem cursos que tentam trabalhar isso, mas são curtos e rápidos demais. “Não possuem um nível de profundidade como da extensão universitária. Aí existe uma diferença.” 

ABRAFAC apoia capacitação 

Segundo Alexandre Lara, a ABRAFAC enxerga já há algum tempo esta “lacuna” deixada em aberto pelo mercado, traduzindo esta preocupação na composição de um Comitê de Educação criado ainda na gestão de 2013 / 2014, e atuando diretamente na estruturação do Curso de Extensão Universitária com 120 horas aula, oferecido pela USF (Universidade São Francisco): Extensão Universitária em Gestão de Facilities. “A Associação mobilizou um grupo de profissionais para abraçar essa causa, com o objetivo de ministrar um curso em 120 horas”. 

“O objetivo do curso é de atender bem ao profissional da média gerência em empresas, agregando conhecimentos e experiências que o insiram no nível tático e gerencial de suas respectivas corporações. Devemos adicionar a esse profissional uma visão mais ampla do mercado de gestão de facilities. Esse curso não entrará nos méritos práticos ou operacionais”, conclui o diretor. 

Renomados palestrantes internacionais e nacionais estão confirmados no Congresso & Expo ABRAFAC 2017! 

O 12º Congresso & Expo ABRAFAC, ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro de 2017 no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização, durante os dois dias de evento. 

Uma programação muito especial de palestras está sendo preparada, com os mais renomados profissionais internacionais e nacionais do setor, que debaterão sobre as principais megatendências de facilities que estão ocorrendo no mundo. 

Entre os assuntos que serão abordados, estão temas relacionados à sustentabilidade, cases mostrando o impacto da implantação de software de gestão de facilities, utilização do BIM e novas tecnologias, a Robotização dos serviços de facilities e seu Impacto nos contratos futuros, assim como a transformação digital através da Inteligência Cognitiva, coaching e gestão de carreira em facilities, ISO 41000 e o impacto nos novos negócios em facilities, entre muitos outros. 

Saiba mais e garanta sua vaga: www.abrafac.org.br/eventos/congresso

 

 

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