fbpx

Promover talentos únicos melhora a qualidade no ambiente corporativo, além de estimular a competitividade, lucratividade e reforçar o respeito entre o ser humano.

 A diversidade nas organizações melhora a competitividade, a lucratividade, estimula um ambiente de trabalho mais sadio e reforça o respeito entre o ser humano. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ethos com 500 empresas brasileiras:

  • Apenas 2% dos funcionários das maiores empresas brasileiras são pessoas com deficiência (o mínimo exigido pela lei);
  • As mulheres representam 58,9% dos estagiários e apenas 13,6% das vagas executivas;
  • As mulheres recebem 70% da massa salarial obtida pelos homens;
  • Não existe um executivo de origem indígena nas empresas estudadas;
  • 94,2% dos cargos executivos pertencem a brancos, enquanto apenas 4,7% dos negros ocupam cargos nesse nível;
  • Além do preconceito com mulheres, negros, LGBTs e pessoas com deficiência (PCDs), fatores como idade, escolaridade, religião, peso e aparência também são motivos que dificultam o relacionamento entre colegas em uma empresa.

Já um estudo da Organização McKinsey & Company apontou que:

  • Empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor;
  • As empresas com diversidade de gênero, possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média;
  • Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam 0,8%.

Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que nas empresas onde o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades. Além disso, foi identificado também que a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas outras organizações, o que significa que quando trabalhamos em um ambiente que aceita as diferenças, também nos sentimos mais à vontade para aprender e arriscar.

O relatório do Instituto Ethos apresenta pontos que auxiliam na implementação da diversidade nas organizações, como recrutamento, treinamento, comunicação, avaliação de desempenho e o marketing. Promover pessoas diferentes é uma forma de desenvolver essa cultura e o diálogo incentiva o engajamento e o trabalho em equipe. O marketing deve estar alinhado à cultura da empresa: campanhas de endomarketing promovem o respeito e a valorização das diferenças, o que contribui para a formação de uma cultura de diversidade nas organizações.

Um exemplo de que a diversidade e a inclusão não estão apenas no discurso, é a Sodexo. Por meio de parcerias e ações de conscientização, a empresa promove uma cultura que celebra talentos únicos. “O termo diversidade refere-se à várias identidades que definem o colaborador como um indivíduo único: idade, educação, classe socioeconômica, raça, etnia, deficiência, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, nacionalidade, língua, religião e habilidades físicas e mentais”, afirma a empresa em sua página oficial sobre diversidade sodexoservicos.com.br/diversidade.

Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, a liderança feminina, por exemplo, possui características particulares que são de grande valia para a gestão das empresas. “Apesar das mulheres ainda não ocuparem boa parte dos cargos de gestão no mercado, as instituições estão se mobilizando para mudar essa situação e colocando o assunto em suas agendas”.

Uma recente pesquisa realizada pela McKinsey mostrou que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média, pois elas apresentam características que melhor se coadunam com os princípios da boa gestão:

  • Praticam o pensamento sistêmico, levando-as a conviver mais facilmente com a pluralidade cultural e com a diversidade, estabelecendo pactos e compromissos com as partes interessadas;
  • Por serem mais assertivas, desenvolvem e conduzem as suas atividades, buscando eficácia e eficiência organizacional, em uma clara orientação por processos sem abrir mão da flexibilidade de mudar em tempo hábil, face à imprevisibilidade dos cenários. Isso promove a adaptabilidade necessária aos novos contextos, incertezas e desafios;
  • Sabe lidar com os altos e baixos da trajetória empresarial, sempre buscando atingir novos patamares, avaliando e compartilhando experiências, sem medo de ousar e errar.

Apesar desse cenário favorável, de acordo com a pesquisa conduzida pela consultoria Korn Ferry, nas empresas brasileiras, as mulheres ocupam apenas 16% dos cargos de liderança, acrescendo-se a isso o fato de que as executivas ganham 6,2% menos do que seus correspondentes do sexo masculino.

Cada vez mais a gestão de pessoas comprova que é por meio da valorização das diferenças que se desenvolve uma liderança de sucesso. Respeitando as diferenças se promove o intercâmbio de ideias e a realização do trabalho em conjunto, aumentando o desempenho corporativo, a concretização de resultados e a realização pessoal e profissional“, conclui Eduardo Shinyashiki, presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 14º PRÊMIO ABRAFAC MELHORES DO ANO 2019

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, a principal premiação do setor, foi criado com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Isso estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento. Participe se inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019 e ajude a escrever novos capítulos na história dos facilities.

Este ano teremos algumas melhorias, como uma etapa adicional com votação pública pela internet que dará a oportunidade para os melhores classificados (12 até 24 trabalhos) de melhorar a nota media recebida na fase dos jurados (mais detalhes e outras melhorias estão no regulamento / edital no hotsite do prêmio – abrafac.org.br/premio).

Assim, convocamos a todos que apresentem suas ideias inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019!

VOCÊ JUNTO AOS MELHORES DA ÁREA DE FACILITIES DO BRASIL!

=> MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI <=


Com informações dos sites: Facilities Services, Sodexo, Progic e Mundo RH.

 

Compartilhe nas redes sociais
25 jun 2019

Tecnologia e modelo de gestão em condomínios comerciais

O artigo trata do uso de tecnologias em condomínios comerciais associado a um modelo de gestão, tendo a prospectiva estratégica como uma ferramenta de auxílio na construção de cenários desejáveis ao empreendimento, devido as mudanças no ambiente dos negócios, que vão em direção da digitalização.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.