fbpx

PERSPECTIVA DE LONGO PRAZO, segundo o Dr. Edward Banfield, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é a principal razão para que as pessoas subam de patamar na escala social. Explico: ele defende que, se suas decisões são tomadas considerando benefícios que virão em um longo prazo, a possibilidade de mudar de classe social é muito maior. Estas decisões consideram todas as áreas da vida.

Por exemplo: se entre um prato de massa com algum tipo de carne gordurosa e um prato de salada com frango grelhado, sua escolha rotineira é a segunda opção, provavelmente, a longo prazo, você terá uma saúde melhor; se decide acordar logo pela manhã para fazer qualquer atividade física, ao invés de dormir um pouco mais, também.

Na área financeira, se, como a minoria das pessoas, você é disciplinado o suficiente para criar o hábito de poupar ao menos 10% de seus rendimentos, então, a longo prazo, você poderá alcançar a independência financeira- no entanto, se tem um pensamento de gastar tudo o que ganha por mês, provavelmente passará a maior parte do tempo pensando em dinheiro, como a grande maioria das pessoas.

Ao abrir este artigo e investir uma parte do seu recurso mais importante, o seu tempo, em aprender algo que poderá transformar sua vida, consciente ou inconscientemente você poderá estar pensando em um tipo de conhecimento que levará consigo para sempre, e que, portanto, terá um efeito extremamente duradouro, alterando os seus hábitos, e, consequentemente, toda a sua existência.

Parabéns, pois a maior parte das pessoas neste momento está ocupando sua mente em resolver situações sobre as quais provavelmente não tem nenhum controle, especialmente por nunca pararem para PENSAR, uma das habilidades mais desprezadas pelos seres humanos nos dias de hoje.

Se você estiver considerando que o pensamento em consequências de longo prazo é algo que poderá lhe ajudar a chegar onde quer, então, a pergunta natural deverá ser: O QUE VOCÊ QUER?

No século passado, um grupo dos homens mais bem-sucedidos dos Estados Unidos reuniu-se para discutir o que os teria levado a alcançar todo o Sucesso que alcançaram.

– “Deve ter sido sorte, alguns apontaram”;

– “Acredito que seja porque não desperdiçamos as oportunidades quando elas se apresentaram”, diziam outros. Até que um deles apontou o aspecto que, afinal, todos consideraram ser o mais importante para que estivessem naquela posição de terem chegado exatamente ao ponto que desejavam:

“SUCESSO É TER OBJETIVOS, E NADA MAIS! A nossa capacidade de traçar objetivos e persegui-los até que os alcançássemos, sem que nada pudesse nos parar, foi o que fez com que hoje chegássemos a este ponto em que nos encontramos.”

Observe que o Sucesso tem conotações diferentes para as pessoas. Para alguns, é ter um grande patrimônio, riqueza; para outros, saúde; outros qualificam uma vida bem-sucedida como aquela em que conseguem ter um tempo de qualidade com a família, ou uma carreira profissional em constante ascendência- de qualquer maneira, o Sucesso sempre está relacionado com algo que as pessoas traçam para si- seja consciente ou inconscientemente.

Para você, o que é o Sucesso? Qual o seu Objetivo? O QUE VOCÊ  QUER MAIS DO QUE TUDO NA VIDA? A longo prazo, como você se enxerga no aspecto profissional, como membro de uma família, ser humano, cidadão do mundo, enfim: qual sua visão de futuro? Em que você acredita?

Dispor-se a procurar e a encontrar as respostas às perguntas acima fará com que você dê o primeiro passo em direção a assumir o controle de sua vida, direcionando todas as suas energias aos objetivos que encontrou, com seus esforços e capacidades voltados aquilo que VOCÊ QUER QUE ACONTEÇA, e não submetido aos objetivos que outros talvez tenham desenhado para a sua existência.

 Se você sabe o que quer, sabe para onde está indo, o caminho passa a ser construído por você, e o controle do leme da sua passagem na Terra estará em suas mãos.

Pergunte-se: que objetivo, se conquistado, me dará realização plena? Como posso ser feliz hoje? E em 10 anos, que conquistas me trarão o sentimento de ter feito tudo aquilo que desejei? Quando encontrar as respostas, COMECE A MUDANÇA! Desenhe o seu mapa, e trace uma rota segura e sem interrupções (mas contando com alguns obstáculos no meio do caminho, que certamente existirão!), e aproveite a jornada que naturalmente se apresentará cheia de novidades, desafios e crescimento- desta forma, você estará no controle que definiu para a SUA VIDA, QUE SÓ VOCÊ PODE VIVER!

Compartilhe nas redes sociais