fbpx

“Nenhum fato é tão importante quanto a sua atitude com relação a ele, pois isso é o que determina nosso sucesso ou fracasso.”

                                                                                                                         NORMAN VINCENT PEALE

Não existe fracasso,  o que existe é feedback– se você souber aprender com as experiências ao longo da vida.

Naturalmente as experiências ao longo da vida, muitas das vezes não são definidas por você, elas vão acontecer independentemente da sua vontade: crises, conflitos, rejeições, perda de negócios, e tantas outras situações que nem sempre ocorrem da maneira que você gostaria. Se você sente que não há nada a fazer sobre isso, gostaria que a partir de hoje, você passasse a considerar outras maneiras de ver e viver essas passagens não tão agradáveis da vida.

Quando você pensa em alguém de sucesso, colhendo os louros da sua vitória, tirando todo o proveito de uma vida que sempre quis, é importante que você se lembre que os fatos que citei acima- crises, conflitos, rejeições, perda de negócios etc.- também acontecem com essa pessoa. A grande diferença não está naquilo que acontece com ela, mas sim, o que ela faz com o que acontece com ela, ou seja, como ela se comporta diante dessas situações.

Em mais de 25 anos estudando pessoas e empresas de sucesso, notei que aquelas que realizam todos os seus objetivos, independentemente das circunstâncias externas, demonstram ter certas atitudes que as levaram a isso. Quero compartilhar as mais importantes em minha visão, e te dar a certeza de que, se você transformar essas atitudes em hábitos permanentes, integrados a sua personalidade, você também terá uma vida cheia de realizações. Vamos então as 5 principais atitudes que farão você ter sucesso:

  1. Assuma a Responsabilidade sobre tudo o que acontece na sua vida.  Pare de transferir a “culpa” dos acontecimentos para os outros (colegas, líderes, cônjuges, familiares), ou para as instituições (governo, economia, empresas etc.). Se algo acontece com você, esse algo é para você, para que você aprenda alguma coisa; portanto, procure se melhorar, tente mudar o que não está dando certo, para que você consiga chegar a algum lugar melhor. Ao invés de ficar justificando porque isso ou aquilo nunca dá certo, mude a estratégia, vá buscar novas maneiras de alcançar seu alvo- mas nunca, nunca, use qualquer outro elemento externo a você como desculpa por não conseguir o que deseja. Movimente-se, lembre-se que é com você, e com mais ninguém! Assuma a Responsabilidade!
  2. Aceite as diferenças. Entenda que você não está no mundo para que todas as outras pessoas sigam a sua vontade, e não espere que todas elas ajam ou pensem como você. Saiba aproveitar a riqueza das diferenças de personalidades, habilidades, pensamentos, opiniões, para construir uma pessoa melhor daquela que você é hoje. Ao invés de julgar, aprenda, tente enxergar um novo ponto de vista, procure enxergar as virtudes ao invés dos defeitos, e some, multiplique, ao invés de dividir. O mundo é tão cheio de gente assim para que possamos aprender uns com outros, e, se você praticar isso, vai fortalecer tanto sua rede relacionamentos, que, mais cedo do que imagina, vai notar que criou um corpo de soldados felizes em trabalhar também pelo seu sucesso.
  3. Crie a melhor versão de si mesmo. Como você será daqui a 30 anos? Quem serão as pessoas que te cercam? Que tipo de vida estará vivendo? Sua saúde, como estará? Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve! Hoje mesmo, de preferência agora, quando você terminar esse texto, sente-se em um lugar reservado, e escreva a sua CARTA DE INTENÇÕES para o seu “eu futuro”- você, daqui a 30 anos. Escreva a ele tudo o que você vai começar a fazer agora, para que ele tenha uma vida muito melhor mais adiante. Crie uma visão em que você vive exatamente a vida que você quer viver, e mãos a obra! Tenha a Coragem de iniciar a construção desse seu eu futuro com disciplina, persistência, e decida agir de acordo com essas intenções que você colocou em sua carta. Sua vida será outra!!
  4. Pense e aja de maneira positiva. Provavelmente você já leu e ouviu muito sobre isso, mas deixe-me colocar isso de maneira bem prática: pessoas otimistas vivem mais, vendem mais, tem melhores relacionamentos, possuem boa saúde, tomam melhores decisões, e, mais importante do que tudo isso, aprendem mais. Não sabe muito bem como fazer isso na prática? Então, use essas 4 dicas, e depois, por favor, me conte o resultado.
    1. Veja o lado bom de todas as situações, porque todas as situações apresentam pelo menos um bom aspecto de aprendizado e fortalecimento;
    2. Procure sempre aprender algo de valioso, sobre você, o mundo que te cerca, ou até mesmo sobre ter esperança e confiança no mecanismo universal que ordena todas as coisas;
    3. Ao invés de ver o “problema”, trabalhe na solução, mesmo porque, se algo aconteceu, já aconteceu, e o melhor que você pode fazer, ao invés de reclamar, é arregaçar as mangas e usar o potencial enorme da maravilhosa máquina que é o seu cérebro para encontrar uma saída;
    4. Pense e converse sempre sobre os seus Objetivos. Pare de perder tempo com conversas e pensamentos que não agregam em nada no caminho que você está percorrendo para ser aquilo que você deseja- uma pessoa e um profissional melhores a cada dia que passa.
  5. Agradeça! Incorpore em sua vida o hábito de agradecer por tudo o que lhe acontece,  vive e tem, pois esse é um passo fundamental para que você consiga receber ainda mais. É incrível como as pessoas são incapazes de reconhecer o quanto elas possuem. Se você tem água boa para beber, um lugar para viver, acesso a boa e variada alimentação, pode manifestar sua opinião livremente, tem liberdade de locomoção e de procurar o emprego que quiser, escolher a carreira que quiser, buscar
    a informação que quiser, ter a oportunidade de se desenvolver da melhor forma, como é o nosso caso, cidadãos brasileiros, você faz parte dos 5% da população mundial que tem acesso a todos esses recursos!! Saiba agradecer por tudo o que você já tem, pare de reclamar do que ainda não conquistou, e agradeça porque, dentro de você, existe o potencial para a realização de tudo o que desejar, e, fora de você, as condições para que isso se manifeste, já existem. Agradeça por tudo, todos os dias, e veja a sua vida se transformar!

Espero que você possa, todos os dias, colocar ao menos uma dessas atitudes em prática, pois, tenho a certeza de que, quando todas elas se tornarem parte de sua rotina, você estará bem mais perto de chegar a felicidade que tanto tem buscado!

Sucesso!!!

Compartilhe nas redes sociais