fbpx

O evento contou com palestras da Honeywell e Mercado Livre; assinatura de parceria com a ABRAVA; relembrou o histórico da Associação e homenageou os antigos e atuais profissionais; e revelou os próximos passos da entidade, que estão alinhados com conectividade, objetividade, inovação, integridade e sustentabilidade.

A Associação Brasileira de Facilities, ABRAFAC, iniciou o ano de 2019 realizando o tradicional FM Debate com a presença dos palestrantes André Lino, engenheiro mecânico e responsável atualmente pela área Connected Building da Honeywell, e Luana Lorenzato, gerente de compras/facilities do Mercado Livre. O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 20/02, em Pinheiros no prédio do Nubank.

O tema central do debate apresentou dicas de como estruturar apresentações para gestores (financeiros e suprimentos), transformando custos com manutenção, benfeitorias, entre outros, em resultados de alta performance. Os speakers também falaram sobre a interface entre as áreas de facilities e compras, mostrando cases de como alcançaram resultados com visão criativa. (Acompanhe as próximas reportagens da ABRAFAC que detalharão cada apresentação dos palestrantes).

No discurso de abertura, Karina Quaresma, vice-presidente da ABRAFAC, ressaltou a importância dos profissionais repensarem suas atuações no mercado de trabalho. “Fechamos os eventos de 2018 com os dizeres ‘tempo é vida’ e ‘o que faz seu coração bater de verdade’. Estas verdades nos fizeram chegar até 2019 buscando experiências reais. Estão em nossas mãos decisões, controles e monitoramentos que impactarão não só as nossas vidas, mas a segurança de centenas de pessoas. Quantas pessoas impactamos com o nosso trabalho todos os dias? Que este ano consigamos renovar nossos propósitos nos enchendo de conhecimento, troca, preocupações reais com a solução não só no ambiente corporativo, mas com a sociedade. Os noticiários reportarão apenas tragédias evitadas e não as ocorridas. Este é o propósito do FM Debate”.

O legado

Karina Quaresma, Vice-Presidente da ABRAFAC; Andrea Cerqueira, Diretora de Marketing da ABRAFAC; Luciano Brunherotto Ex-Presidente da ABRAFAC (2015 a 2018); Amilcar Filho, Ex-Presidente da ABRAFAC (2004 a 2008); Thiago Santana, Presidente da ABRAFAC; Francisco Abrantes (2009 a 2010); Marcos Maran, Ex-Presidente da ABRAFAC (2011 a 2014);Terezinha Maria dos Santos, Conselheira ABRAFAC e Ricardo Crepaldi, Diretor Secretário da ABRAFAC.

Thiago Santana, presidente da ABRAFAC, abriu sua apresentação com um vídeo dos momentos importantes da fundação da entidade até os dias de hoje. A Associação completa 15 anos em 2019. Por isso, o FM Debate foi palco de uma singela homenagem aos antigos e atuais executivos da casa, destacando a importância dos presidentes anteriores: Amilcar Filho (2004 a 2008); Francisco Abrantes (2009 a 2010); Marcos Maran (2011 a 2014); e Luciano Brunherotto (2015 a 2018).

É um legado, reconhecimento e seriedade estão no DNA. O futuro é criado pelo que fazemos hoje, não amanhã. Nosso atual trabalho é a digitalização de todo acervo para colocar essa memória ao alcance de todos. Olhar o passado, valorizar nossas raízes e seguir adiante. Estamos no caminho certo”, comemora Santana.

Arnaldo Basile, Thiago Santana e Ricardo Crepaldi.

De acordo com o presidente, o planejamento da Associação foi refeito e analisado como uma analogia com o crescimento do ser humano, representando as fases da instituição, da fundação até o atual momento. “Nos últimos quatro anos, investimos energia em aspectos estruturais para melhorar processos, metodologias para que tudo pudesse fluir mais facilmente para o associado. Agora fortaleceremos laços com o mercado para construir relações fora do nosso muro”.

Nesta oportunidade, Thiago chamou ao palco o presidente executivo da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, ABRAVA. “É com muita honra que assino o convênio com a ABRAFAC para o fomento das atividades de facilities. Trabalharemos em conjunto para fortalecer o setor, gerar oportunidades lucrativas e termos vigor nos próximos 30 anos”, disse Arnaldo Basile.

Propósito

Os presentes também puderam conferir os objetivos da entidade que tem a visão de tornar clara e estratégica a atividade de facilities no mercado brasileiro; a missão de promover a capacitação e reconhecimento do profissional, atuando como protagonista e catalisador no desenvolvimento do setor frente a mercados, governos e sociedade; o posicionamento de ser referência para profissionais, empresas e agentes relacionados a este setor que buscam informação, desenvolvimento e reconhecimento.

Vamos promover a capacitação e reconhecimento do profissional de facilities, atuando como protagonista e catalisador no desenvolvimento do setor frente a mercados, governos e sociedade. Para isso, temos alguns pilares estratégicos, que estão alinhados com conectividade, objetividade, inovação, integridade e sustentabilidade”, ressaltou Santana.

Outra vertente que será amplamente trabalhada pela Associação é o networking. “Seremos a maior rede de relacionamentos de profissionais de Facility Management do Brasil”, reforçou Thiago. Na execução do planejamento estão convênios com grupos diversos no mercado, ações de desconto para associação, ações de gratuidade para acesso aos eventos, plano de fidelidade para renovação de anuidade e a criação do “Membro Vinculado”.

Atualmente, a ABRAFAC conta com mais de 750 associados, duas mil pessoas conectadas em eventos e registrou mais de 2 milhões de interação em 2018. Acompanhando as atividades regulares do mercado, a entidade é:

  • Membro CEBRASSE – Central Brasileira de Serviços
  • Membro GTSSP – Grupo Técnico Segurança e Sistemas Prediais FIESP
  • Membro ABNT – Comissão CE 267 – ISO41.000
  • Membro IBREI – Instituto Brasileiro Relações Empresariais Internacionais

Na relação de convênios de intenções e ações de fomento estão: Comsaúde (Fiesp), Instituto de Engenharia, Abrinstal (Programa BIP – Building Performance Instalation), APAS, Parar, ABRAVA, Abralimp, Abiesv, Ibape, GBC, Rics, Corenet, Secovi, Sinduscon, Crea, Grupas, Gas, Mulheres de Facilities, Next, Ciclo Conhecimento, Blue Ocean, Seminário Nacional de Educação e a feira Hospitalar.

Calendário de eventos

Ser o disseminador do conhecimento global no mercado brasileiro é uma das metas ABRAFAC. Na agenda de 2019, estão os seguintes eventos:

  • Global FM / One FM;
  • World FM Day;
  • Reunião ISO / Euro FM Dublin;
  • IFMA Phoenix;
  • CIFMERS Latam.
  • 9 eventos em 2019;
  • 10 eventos no calendário;
  • Programação fixa Curitiba e Rio de Janeiro;
  • Expansão no Centro Oeste e Nordeste.

O Congresso & Expo ABRAFAC 2019 será realizado nos dias 1 e 2 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Thiago alertou para a importância dos profissionais se inscreverem no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano. “É a chance de trazer para os colegas suas experiências cotidianas, as soluções de problemas. Tragam suas inovações, contem para o mercado suas experiências. Inscrevam-se”.

Comprometimento social

O compromisso da entidade é de contribuir para o bem-estar e desenvolvimento social, catalisando o trabalho de associados e agentes do mercado. Os próximos eventos seguirão com um selo que mostra o comprometimento voluntário e consciente em prol do desenvolvimento sustentável. “Nossos encontros serão neutralizados pela compensação de todas as emissões de gases de efeito estufa geradas na sua realização por meio do apoio ao projeto Ecomapuá de conservação florestal do bioma amazônico”, finaliza Santana.

Depoimentos

O primeiro evento de 2019 teve a função de homenagear as gestões anteriores, que ajudaram a construir esses 15 anos da Associação, além de lançar as bases de como serão os próximos anos em termos de evento, conteúdo e atuação no mercado. Tivemos que encerrar as inscrições do FM Debate antecipadamente, foi sucesso de público, com um conteúdo altíssimo. Essa será a tônica dos nossos eventos: primar pela experiência, conteúdo e relevância do que está sendo trazido ao público. Destaco também a nossa participação na norma ISO41.000, o desafio que temos com o reconhecimento formal da profissão e a preocupação em trazer palestrantes internacionais para o Congresso”, Thiago Santana, presidente da ABRAFAC.

Nossa expectativa sempre é trazer muito conteúdo para o FM Debate. Além disso, este ano trouxemos a campanha de networking, principalmente para quem busca uma recolocação profissional. Outra mudança foi realizar o evento a noite, o que permitiu mais tempo para relacionamento, interação entre os presentes. Tempo é vida, então temos que trazer experiências que tragam significados para as pessoas verem sentido em estar aqui”, Karina Quaresma, vice-presidente da ABRAFAC.

O evento superou nossas expectativas. Para mim, o destaque é a questão da sustentabilidade, que temos grande responsabilidade. A partir de agora faremos eventos neutros, compensando tudo que fazemos de ruim para o planeta. Colocaremos em prática também a ação ‘lixo zero’, nossa grande novidade. Outra preocupação é com a diversidade, a inclusão. Por isso, nossos formulários agora priorizam a questão da necessidade especial, de alimentação, locomoção, por exemplo. Tudo isso contribui para que todos tenham uma ótima experiência conosco”, Andrea Cerqueira, diretora de marketing da ABRAFAC.

Este é o nosso primeiro ano com a ABRAFAC, a Associação é muito bem estruturada e temos intenção de estreitar mais essa parceria. Essa primeira experiência foi ótima. Espero que gere boas oportunidades ao longo do ano. O cenário está bem positivo”, Vanessa Pimenta, Analista de Marketing e Vendas da Localiza.

Aliar a área de facilities com compras é muito bom, afinal é uma tendência do mercado. Tenho visto várias empresas unindo esses departamentos. Trazer para o evento a experiência da Luana foi fantástica. O André também palestrou sobre pontos importantes sobre sistemas. Também foi muito gratificante encontrar vários alunos aqui. Apoiamos todos os eventos de facilities do mercado. Fico feliz que meus alunos estão se capacitando. Fora isso, a ABRAFAC acertou em cheio na escolha do lugar para realizar o seu primeiro evento do ano. Estão de parabéns”, Fatima Sousa, diretora do Grupo Facilities Services.

Grupo Mulheres de Facilities

Todo evento da ABRAFAC traz um conteúdo interessante, primeiro pela questão do debate. Senti falta de um tempo maior de troca de experiência. É na troca que se ganha, mostra o que entendeu, tira dúvidas. Dentro do que a Luana falou é muito legal uma concepção nova de juntar facilites e compras, que são duas áreas extremamente conflitantes. No caso do André a apresentação poderia ser mais explanada, foi um assunto muito técnico para o período noturno. Mas, o conhecimento dele é muito grande e surpreendeu”, Rosângela Dobre Manteigas, presidente do Grupo Mulheres de Facilities.

Estava comentando com os colegas a primeira parte que o Thiago expos todos os números e tendência. O nosso mercado é muito deficiente em informação e conteúdo técnico. Esse posicionamento da ABRAFAC de estar à frente em estabelecer o conceito de informar é muito importante. Tenho um cliente, a Porto Seguro, que diz não fazer a ideia da dimensão deste segmento. Somos prestadores de serviço, ter essa condição de saber que temos uma Associação gera valor. O Mercado Livre é meu cliente. Fiquei feliz que eles falaram bem da gente, não buscaram preço e sim qualidade. Quero fazer projetos diferenciados, que tragam tecnologia, inovação e o resultado vem de consequência. Hoje somos patrocinadores da ABRAFAC e este momento é muito convergente. Precisamos nos unir e qualificar. O mercado quer mais com mais qualidade e não mais com menos”, Luis Felipe Costa, diretor técnico da Branco Branco.

É a primeira vez que participo, gostei muito! Conhecia a ABRAFAC pela mídia. Fiquei surpresa pelo número de participantes, de empresas tomadoras de serviço que estão aqui, é bem expressivo. Não tem só vendedores. Levarei para a WCA a ideia de nos afiliarmos. Fiquei muito honrado em participar”, Eder Sandoval, gerente comercial da WCA Brasil.

Entrega do Prêmio pela Localiza.

Como sou compradora, a parte que mais comunicou comigo foi a do Mercado Livre e que vem ao encontro com o momento que o banco está. A área de facilities é integrada na mesma diretoria da de compras, então trabalhamos em conjunto para que não fuja da qualidade do escopo técnico proposto e o custo de mercado. Vimos que o setor está caminhando para este lado. Também não posso deixar de registrar a minha felicidade em ganhar duas diárias em carro executivo no sorteio da Localiza. Foi uma grande surpresa!”, Camila Guedes Veduatto Sampaio, compradora sênior do Banco Pine.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

FM Debate | FM + COMPRAS = SAVING

 


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 14º PRÊMIO ABRAFAC MELHORES DO ANO 2019

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, a principal premiação do setor, foi criado com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Isso estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento. Participe se inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019 e ajude a escrever novos capítulos na história dos facilities.

Este ano teremos algumas melhorias, como uma etapa adicional com votação pública pela internet que dará a oportunidade para os melhores classificados (12 até 24 trabalhos) de melhorar a nota media recebida na fase dos jurados (mais detalhes e outras melhorias estão no regulamento / edital no hotsite do prêmio – abrafac.org.br/premio).

Assim, convocamos a todos que apresentem suas ideias inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019!

VOCÊ JUNTO AOS MELHORES DA ÁREA DE FACILITIES DO BRASIL!

=> MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI <


Com reportagem da ABRAFAC.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.