Profissionais de TI precisam ser tratados como parceiros para o sucesso dos negócios!
Dentro dos vários setores em um empreendimento onde o Gestor de Facilities atua, a área de TI é uma das que mais tem ganhado atenção. Seja pelas inovações tecnológicas que estão cada vez mais inseridas nos espaços corporativos ou pelas tendências que vão fazendo uso de soluções digitais, é fato que o relacionamento entre os dois está mais forte. Nosso blog traz hoje dicas especiais para que essa boa relação resulte em uma boa parceria!
Os Gestores de Facilities devem desenvolver e manter relacionamentos em toda a empresa, mesmo aquelas que estão fora de sua tradicional esfera de influência. Talvez o relacionamento mais importante seja com a função de TI. Veja algumas dicas que separamos do portal FM World , elaborado por Indu Wijayatunga, consultor de facilities na Rider Levett Bucknall:
Conheça as tendências
Não é novidade para quem segue o trabalho desenvolvido pela ABRAFAC e participa dos eventos realizados pela associação, que conhecer, pesquisar e experimentar tendências é bem importante no mundo do facilities. E as novidades do mercado de tecnologia não podem ficar de lado.
Segundo Indu, é fundamental que um Gestor saiba o que um sistema pode fazer pela empresa, quais opções estão disponíveis, quais são os benefícios e riscos, quais custos são razoáveis pela sua vida útil, entrega e implementação nos negócios.
Saber operar tecnologia e entender sua funcionalidade, saídas e potencial futuro é essencial para os FMs. Ficar por fora do que é relacionado à tecnologias se tornará um desafio no cotidiano. O ideal é que os Gestores assumam a liderança em tecnologia e inovação nas áreas de negócios pelas quais são responsáveis - ou colocar especialistas próximos que possam informar sobre tudo o que acontece nesse contexto.
Alinhar necessidades de FM e TI
Os FMs precisam entender a infraestrutura e os processos de TI e também ajudar a TI a entender suas funções. Afinal, um desempenho insatisfatório pode, muitas vezes, ser aprimorado ao envolver a TI.
“Na minha carreira de consultoria, tenho visto como as organizações tendem a investir pesadamente na introdução de novos sistemas sem garantir que elas apoiem os objetivos de negócios, ou sem implementar um plano estratégico de longo prazo para garantir o sucesso”, escreve Indu.
A aquisição de serviços e produtos pode ajudar a gerar sucesso a longo prazo, mas isso só acontece após se construir uma relação colaborativa entre FM e TI, e entender as necessidades de cada um.
Aprenda a falar em TI
Outra dica do consultor é que os Gestores de Facilities desenvolvam um conhecimento prático da linguagem técnica para fornecer uma interface entre a TI e outras partes interessadas, traduzindo jargões para clientes e outros departamentos e comunicando melhor à TI o que é exigido deles. Isso também refletirá que o setor de Facilities obtenha uma resposta melhor dos colegas de TI.
O aprendizado da linguagem técnica facilita o entendimento da função da TI, mas também aumenta a competência técnica da própria FM, tornando a tarefa de formular relatórios técnicos e analise de cases de negócios, em assuntos técnicos de maneira mais simples.
Congresso & Expo ABRAFAC 2018: Inscreva-se!
Está chegando! O Congresso & Expo ABRAFAC, o mais importante evento do calendário de facilities brasileiro, está com as inscrições abertas para a 13ª edição!
O Congresso & Expo ABRAFAC 2018 ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização. O evento conta com uma programação especial, repleta de temas que possuem grande relevância para o universo de facilities, onde empresários, especialistas e gestores apresentam cases, tendências e o que há de mais inovador no segmento.
Não perca tempo e garanta a sua vaga!