fbpx

Sempre tive em mente que preferimos o belo em detrimento do feio, parece um pouco discriminatório, mas não.

Somos assim acordamos e olhamos para o céu se está azul com sol gostamos, achamos que o dia está lindo, ao contrário se está nublado ou chuvoso já dizemos o tempo está feio, coisas como estas influenciam nossa predisposição, humor e modo de agir.

Preferimos a harmonia a boa estética do que a desarmonia, a falta de estética.

Então procure trabalhar a beleza do espaço e a estética, pois elas influenciam na disposição de trabalhar e no humor da equipe e dos frequentadores do espaço.

Fique atento para a mensagem que você passa com a organização, estética, estado de conservação e beleza do espaço. Tudo influenciará as pessoas.

O primeiro contato é sempre visual e ocorre primeiramente com o edifício e suas instalações. Não importa quantas vezes o contato acontece, sempre será o visual o primeiro a ocorrer mesmo nos contatos seguintes.

Quando alguém entra num edifício o primeiro contato é com a arquitetura, decoração e instalação. Isto começa a definir o comportamento e a predisposição. Isto causa uma primeira impressão um primeiro prejulgamento que poderá ser desfeito, mas seria mais fácil haver uma sintonia com a mensagem institucional. Ganha-se tempo!

Por exemplo sou engenheiro, entendo que minha imagem e o meu espaço devem passar uma mensagem de organização cartesiana, pois quem procura um engenheiro espera encontrar uma racionalidade e exatidão.

A mesma coisa ocorre com os edifícios corporativos. O primeiro e mais permanente contato das pessoas é com a instalação, com o edifício. Portanto fique atento a que mensagem se quer passar aos funcionários e frequentadores. As instalações estão em consonância com a missão da empresa ou pelo menos não a contrapõem?

Imaginem uma escola, qual a sua missão? Seria algo como: educar e cuidar de crianças, transmitindo valores baseados na moral e na ética e promovendo o conhecimento. Educar para a cidadania…? Pois então como deve ser um edifício escolar? Limpo, transmitir a preocupação com o meio ambiente, com materiais de higiene adequados, etc. Pois bem o aluno fica em contato permanente com a instalação: iluminação, ventilação, asseio, mobiliário, etc. Isto serve de exemplo para ele praticar estas boas práticas na sua vida. O espaço educa e influencia as pessoas!

O edifico e instalações transmitem o caráter institucional!

Reúna sua equipe fale da missão da empresa e dos valores, busque formas de transmiti-los através das instalações e serviços. Faça o mesmo com os seus fornecedores. Estando todos alinhados com as metas do setor que por sua vez estão em harmonia com missão e valores da empresa, cheque e seja crítico.

Pode parecer que não, mas este trabalho quase que invisível contribui de forma preponderante para o clima organizacional impactando no futuro das organizações.
Sua área será estratégica tanto quanto o seu trabalho o é!

Amilcar

Amilcar João Gay Filho

Engenheiro Civil MBA - Administração para Engenheiros MBA - Desenvolvimento Gerencial/Gestão de Pessoas Gestão de Projetos – Universidade de São Paulo – USP Presidente da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities (2004-2008) Presidente do Conselho Deliberativo da ABRAFAC (2009-2012 e 2015-2016) Gerente de Engenharia e Infraestrutura - SESC São Paulo (1998 - 2020) Atualmente: Consultor em Gestão e Presidente do Conselhos de Administração da ABRAFAC (2021-2023)

Caso você tenha interesse de que seu artigo também seja apresentado no site da ABRAFAC, encaminhe por e-mail para [email protected]
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.