fbpx

Durante a pesquisa PMSurvey.org, realizada em 2014 por seções regionais do PMI (Project Management Institute), “governança” foi o aspecto menos considerado, no gerenciamento de projetos, nas cerca de 400 organizações participantes.

Fonte: www.pmsurvey.org

Afinal de contas, o que é governança? Qual a diferença para gerenciamento?

A governança se concentra em quem toma as decisões (direitos de decisão e estruturas de autoridade), na forma como as decisões são tomadas (processos / procedimentos), e nos facilitadores de colaboração (confiança, flexibilidade e controles comportamentais), definindo assim o framework de governança no âmbito do qual as decisões são tomadas e os tomadores de decisão são responsabilizados.

Muitas organizações têm princípios, políticas e procedimentos para fornecer orientações de como uma organização é dirigida e controlada. Princípios de governança organizacionais são aprovados pelo órgão de gestão de nível mais alto da organização e podem incluir a clareza dos papéis e das autoridades, ética, responsabilidade, transparência, responsabilidade social, e uma variedade de outros princípios que são únicos para cada organização. As políticas organizacionais são o mecanismo usado para apoiar e comunicar esses princípios para que o conselho ou órgão de gestão seja informado sobre as questões e os riscos estratégicos que enfrentam uma organização. Por exemplo, nos Estados Unidos, a lei Sarbanes-Oxley Act de 2002 requer uma gestão para certificar a exatidão dos relatórios financeiros.

A governança é a responsável por prover estrutura, processos, modelos de tomada de decisão e ferramentas para o gerenciamento, ao mesmo tempo controlando e apoiando, a fim de obter uma entrega bem-sucedida dos benefícios esperados. Enquanto a governança estabelece as regras,  o gerenciamento é o responsável pelo seu cumprimento, organizando e fazendo o trabalho necessário.

 A governança de portfólios, programas e projetos está focada em como a governança é definida e executada para garantir o sucesso do portfólio, programas e projetos, o que inclui a descrição dos detalhes dos processos, atividades e tarefas para implementar ou melhorar a governança, de forma a produzir os resultados desejados.

A figura a seguir mostra que a sistematização do gerenciamento de projetos, programas e portfólio é formada por processos, pessoas e tecnologia, com a governança sendo a responsável pela sua definição e pelo funcionamento integrado dessas dimensões.

O Project Management Institute (PMI) lançou, em janeiro de 2016, o Guia Prático “Governança de Projetos, Programas e Portfólios”, que está disponível para download em http://www.pmi.org/PMBOK-Guide-and-Standards/~/media/PDF/learning/portfolio-program-project-governance-practice-guide.ashx.

Veja na tabela abaixo, de acordo com esse Guia, alguns exemplos das diferenças entre governança e gerenciamento.

Governança (Como) — Decisões e orientações; Supervisão e garantia da gestão

Gerenciamento (O quê) – Organizando e fazendo o trabalho

Definir e aprovar a estratégia organizacional, metas e objetivos

Implementa estratégias, metas e objetivos

Faz e determina as políticas

Comunica a política e estabelece procedimentos

Estabelecer e aprova o framework de governança de portfólio, programa e projeto

Cumpre o framework de governança

Certifica-se do engajamento dosstakeholders chave

Identifica e gerenciar os relacionamentos com os stakeholder

Determinar e aprova os critérios de priorização de projetos

Prioriza projetos

Aprova Termos de Abertura, Planos, Business Cases e Solicitações de Mudança

Elabora Termos de Abertura, Planos, Business Cases e Solicitações de Mudança

 A figura abaixo apresenta os elementos da governança, de acordo com o guia.

Ter processo de gerenciamento aumenta em quatro vezes a chance de sucesso, segundo o PMI´s Pulse of the Profession 2015. Este é o momento ideal para as organizações investirem na Governança, pois precisam aumentar sua eficiência e eficácia. Comece agora mesmo!

 Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor, PMP) – 

 

Compartilhe nas redes sociais