fbpx
Publicado em 01 de junho de 2022

O universo digital, os ambientes sustentáveis e criativos, softwares de gestão e coworking como opção ao modelo híbrido estão entre as tendências de workspace para 2022, ano em que o trabalho está se tornando mais flexível. Saiba mais!

Para gestores de facilities, saber quais são as principais tendências de workspace para 2022 é importante, tendo em vista que é sempre bom ficar de olho nas novidades para investir em melhorias na infraestrutura das empresas.

Foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo, que apresentará o que está despontando no universo dos espaços de trabalho.

A minha ideia é que você utilize esses conhecimentos para proporcionar ambientes muito mais modernos e eficazes para os colaboradores da sua empresa.

Pronto para conhecer as novidades e tendências de workspace para 2022?

As 5 principais tendências de workspace para 2022

Antes de começar a lista com as tendências de workspace para 2022, gostaria de convidá-lo a fazer uma reflexão: você já reparou como as rotinas de trabalho estão cada vez mais flexíveis?

Se tem uma coisa que grande parte das empresas aprendeu com a pandemia de covid-19 foi que muitas atividades profissionais podem ser realizadas a distância, sem qualquer prejuízo.

Com as plataformas de computação em nuvem e de comunicação digital, os colaboradores podem trabalhar em qualquer local, como em casa, em cafés, em coworkings, em outros espaços compartilhados e até mesmo na sede da empresa.

É o que chamamos de anywhere office, ou seja, o escritório em qualquer lugar.

Hoje, os funcionários têm cada vez mais flexibilidade para trabalhar e é nesse sentido que as tendências de workspace para 2022 se desenvolvem. Veja a seguir!

1 – O universo digital como novo local de trabalho

A possibilidade do trabalho remoto fez com que as barreiras geográficas fossem quebradas nas empresas. Agora, os funcionários não precisam dividir o mesmo espaço físico.

Não é raro vermos empresas que se localizam em um Estado contratando colaboradores de outros lugares do país ou até mesmo do mundo. Para isso, no entanto, investir no universo digital como novo local de trabalho é importante.

A minha sugestão é que a sua empresa tenha boas plataformas de comunicação para trocas de mensagens e registro de atividades. Também é necessário investir em serviços de videoconferência para que as reuniões online sejam feitas com qualidade.

Dica importante: lembre-se de estimular interações presenciais entre os colaboradores. A sociabilização é característica dos seres humanos e necessária para manter o engajamento e produtividade nas empresas.

2 – Design diverso e projetado para atender as necessidades de todos

A diversidade é cada vez mais valorizada nas empresas! Nas organizações modernas, não há diferenciação das pessoas por gênero, raça, religião, orientação sexual, necessidades físicas ou qualquer outro critério.

Além disso, temos diferentes gerações trabalhando juntas. Os jovens da geração Z, por exemplo, já estão entrando no mercado de trabalho e têm necessidades e formas de pensar diferentes das pessoas da geração Y e dos millennials, principalmente por terem nascido em um mundo em que o digital já existia.

Com tudo isso em jogo, é importante que as empresas pensem no design dos escritórios como um espaço diverso e que atenda às necessidades de todos os grupos, tribos e culturas. Inclusão é a palavra da vez!

3 – Ambientes criativos que inspiram criatividade e aumentam produtividade

Entre as tendências de workspace para 2022, também estão os ambientes que inspiram a criatividade e promovem a produtividade. Afinal, esses critérios sempre são importantes para o desenvolvimento profissional.

Os arquitetos e designers de interiores utilizam a psicodinâmica das cores para tornar os espaços mais estimulantes. Segundo estudos da psicologia, os ambientes monocromáticos criam uma atmosfera com pouco equilíbrio, logo, aquelas paredes brancas dos escritórios tradicionais devem ser descartadas.

De acordo com a teoria da psicologia das cores, tons de vermelho são ótimos estimulantes para o corpo e de amarelo para a mente. Já o azul e o verde, respectivamente, transmitem autoconfiança e criatividade.

4 – Softwares de Gestão do Workspace – BI e AI

Sabe qual o metro quadrado mais caro do mundo? É aquele que você não ocupa e com o qual continua tendo os mesmos gastos com energia, água, limpeza, manutenção, etc.

Considerando o avanço no uso das estações de trabalho que não são de um colaborador específico, as empresas deram mais liberdade e flexibilidade às pessoas, gerando porém um grande desafio de redimensionamento e gestão do uso / ocupação desses espaços.

Softwares de gestão de ocupação e “booking” dos espaços de trabalho parecem ser algo relevante para a tomada de decisões estratégicas ao gestor de facilities neste modelo híbrido com rotinas flexíveis. Fazer uso destas informações através de Inteligência Artificial (AI) e Business Inteligence (BI) será cada vez mais necessário no dia a dia das empresas.

5. Modelo híbrido de trabalho

Para finalizar, apresento como tendência o modelo híbrido de trabalho. Por meio desse formato, os funcionários trabalham parte da semana no escritório e parte no home office — ou em outros ambientes, como nos cafés e nos espaços de coworking.

Hoje, mais do que nunca, caminhamos para um modelo de trabalho com mais abertura para a flexibilidade. Afinal de contas, ninguém gosta de perder horas no trânsito, por exemplo, se aquele tempo poderia ser gasto junto à família.

Com a pandemia, muitas empresas se viram forçadas a adotar o trabalho a distância. Agora, que estamos caminhando com o fim da crise sanitária, acredito que muitas companhias estão mais abertas para adotar os formatos flexíveis, como o modelo híbrido.

Espero que essa lista com as tendências de workspace para 2022 tenha sido útil e interessante para você. Coloque as novidades em prática para conquistar mais resultados positivos com o seu time e embarcar de vez no futuro do trabalho.

foto luciano

Luciano Brunherotto

Co-fundador da ARO Tech Tecnologia e Consultoria, responsável por Parcerias Estratégicas no BeerOrCoffee, membro do Conselho e ex-Presidente da ABRAFAC, Embaixador de Facilities no Brasil pelo EuroFM, Engenheiro Civil pela FEI e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela USP-SP. Profissional com mais de 25 anos de experiência, atuou como Gestor de Facilities na ABB, Harris, Natura, Santander, Sodexo e Takasago, foi também Diretor de Operações do Hopi Hari.

Caso você tenha interesse de que seu artigo também seja apresentado no site da ABRAFAC, encaminhe por e-mail para [email protected]
Compartilhe nas redes sociais
01 jul 2019

Novo E-book: FM como agente de mudança digital

A digitalização apresenta o gerenciamento de faciliities (FM) com enormes desafios, mas oportunidades ainda maiores, que é a mensagem essencial deste E-book sobre Digitalização Estruturada em FM.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.