fbpx

Recentemente aconteceu a COP27, Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, lá no Egito. Os principais temas debatidos foram as soluções que cada nação propõe para preservar o nosso planeta, as metas que deverão ser cumpridas daqui para frente principalmente sobre as emissões de gases na atmosfera. Com isso vamos ouvindo bastante os termos: ESG, economia verde, aquecimento global, investimento verde, carbono zero, crise climática, inovação, reutilização de recursos naturais entre outros relacionados com ações ambientais. 

Comecei a pensar que todos nós devemos fazer a nossa parte, pois um pouco de ação de cada um vai gerar um resultado para todos, como ocorre em uma empresa. Ou seja, o cidadão no seu dia a dia, a grande empresa implementando uma governança eficiente e os novos empreendedores. No meu caso como consultor vou apontar para os meus clientes e parceiros os melhores caminhos para ações sustentáveis, econômicas e eficientes, usando meu conhecimento em ESG, para encontrar as soluções para Compras e Facilities Management.  

Voltando um pouco no tempo, quando fui executivo de  FM da CVCORP, tinha o tema da sustentabilidade dentro das minhas atividades, metas e me lembro que uma das primeiras ações que implantamos foi a troca do sistema de iluminação antigo pelo uso de lâmpadas de LED, uma ação simples que contou apenas com investimento da CPCON, parceiro que contratamos na época. Esta ação embrionária de sustentabilidade foi o início de um processo transformador que resultou em economia de gastos, redução no consumo de energia e conquistamos um certificado de redução na emissão de CO2. Realizamos o descarte correto das lâmpadas antigas e iniciamos uma gestão focada na sustentabilidade energética dentro do grupo. 

Outras boas práticas de sustentabilidade que participei dos processos de estudo e implementação dentro da CVC foram o abandono do uso de papel, com a contratação de um sistema de assinatura digital, que melhorou a logística e eficiência dos processos com o fim dos arquivos de papel, gerando sustentabilidade, menos consumo de energia para impressão, redução no transporte de documentos e um maior e melhor controle de atividades pela gestão. Uma medida importante quando olhamos para a sustentabilidade do planeta, que apresenta maior impacto para o planeta do que redução de gastos, foi a substituição dos copos plásticos pelo uso de canecas pessoais. Começamos as duas ações nos escritórios e depois expandimos para as filiais do Grupo. 

Foram implantados processos sustentáveis com conceitos ESG em diversos prédios da CVC em Santo André, como o reuso da água de chuva, muros verdes e campanha de incentivo para usar escadas para quem trabalhava entre o 1º e 3º andares. Sei que as ações embrionárias que ajudei a implementar, continuam em funcionamento na governança da CVC, e acredito que serviram de inspiração e base para outras ações como a construção de uma Loja Modelo feita com materiais recicláveis, e conceito Sustentável.

Todos os exemplos citados são para mostrar que pequenas atitudes podem se transformar em padrões de sustentabilidade e economia, importantes para a sustentação a manutenção dos negócios e ainda mais para o planeta. Já estou nessa estrada há um certo tempo para saber que as boas práticas de governança, unidas ao conceito de ESG funcionam para as pequenas, médias e grandes corporações. É preciso compreensão, vontade e trabalho eficiente para um resultado contínuo e duradouro. 

Carlos Mauricio Bauke

CEO Bauke Consultoria, formado em Adm Empresas, com MBA em Gestão Empresarial,

mais de 35 anos de experiência profissional em Compras, Facilities, Real Estate e Finanças

Caso você tenha interesse de que seu artigo também seja apresentado no site da ABRAFAC, encaminhe por e-mail para [email protected]
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.