fbpx

A ocupação do mercado de escritórios de alto padrão (Classes A+ e A) das regiões CBDs (Central Business Districts, sigla em inglês para zonas comerciais primárias) de São Paulo cresceu ao longo do 3º trimestre de 2017. Segundo a pesquisa da SiiLA Brasil, a taxa de vacância, índice que analisa os espaços vagos, fechou o período em 20,10%, uma queda de 3 pontos percentuais em relação ao trimestre passado, quando a taxa estava em 23,26%

“A economia brasileira está se desvinculando do cenário político. Os juros estão em baixa e a inflação também está menor. Neste contexto, o mercado de escritórios corporativos vem se recuperando e isso se reflete na taxa de ocupação, que é a maior do último ano”, comenta Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil.

Neste terceiro trimestre, algumas transações chamaram a atenção, como é o caso do Citibank, da 99 Taxi, Uber, Fox News, Salesforce e Tribunal Regional do Trabalho, que locaram novos espaços em regiões CBDs da cidade, como JK, Berrini, Vila Olímpia e Marginal Pinheiros. “Estas regiões, já consolidadas como zonas comerciais, oferecem empreendimentos de qualidade, e boa infraestrutura local, com transporte público e serviços, fatores decisivos para a instalação de empresas”, completa o CEO.

O alto volume de movimentações fez com que a absorção bruta (total de novos espaços locados) atingisse a marca de 125.465 m², um aumento de 40% em comparação com o trimestre anterior. “Um ponto de incentivo para as novas ocupações está no preço médio pedido, que, em um ano, diminuiu de R$ 97,42/m² (4T2016), para R$ 93,42/m² (3T2017), uma redução de 4,1%”, analisa Nicastro. 

Novo Estoque

O estoque total de escritórios corporativos (Classe A+ e A) cresceu no 3º trimestre com a entrega de dois empreendimentos: Faria Lima Corporate e BSP Consolação – Prime Boulevard, ambos Classe A. Com os novos empreendimentos, o total de área privativa de escritórios de alto padrão da cidade chegou a 6.607.198 m² nas Regiões CBDs.

 O BSP Consolação – Prime Boulevard teve sua área total já absorvida na entrega, com a locação de todo o espaço por uma empresa com atuação no setor de coworking. O edifício Faria Lima Corporate foi entregue com taxa de ocupação de 2,01%, com a locação de um conjunto pela L.C.S.C. Advogados.

Empresas com atuação em transporte expandem suas áreas no período

Embora empresas com atuação no setor financeiro continuem a liderar a ocupação dos escritórios de alto padrão nas regiões CBDs de São Paulo, o 3º trimestre foi marcado pelas companhias do setor de transportes. A Uber, por exemplo, expandiu sua operação, locando novos 6.372,02 m² do Condomínio São Paulo Corporate. Já a 99 Taxi foi responsável pela locação de 10.065 m², no Edifício Jacarandá, elevando a taxa de ocupação do empreendimento para 100%.

Compartilhe nas redes sociais