fbpx

As regiões Guarulhos e Grande ABC apresentam os maiores índices de absorção bruta do Estado.

Segundo a pesquisa da SiiLA Brasil, o mercado de condomínios logísticos de alto padrão (Classes A+ e A) do Estado de São Paulo fechou o 3º trimestre de 2017 com absorção bruta (índice que consolida todas as novas locações do período) de 151.977 m². 

“Com o cenário econômico se fortalecendo, as empresas voltam a expandir suas operações, o que gera uma demanda por espaços logísticos. Enquanto isso, o preço médio do m² se manteve estável, na casa dos R$19/m²”, analisa Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil.

As regiões Guarulhos e Grande ABC foram as que registraram as maiores absorções brutas no Estado de São Paulo: 92.107 m² e 22.486 m², respectivamente. “As duas regiões estão próximas à capital, o que oferece uma vantagem competitiva para empresas que buscam proximidade com a cidade de São Paulo”, completa o executivo.

As transações que se destacaram no período aconteceram no empreendimento TRX Guarulhos: a Lopes Supermercados locou 31.300 m² e a Femsa locou outros 18.500 m² de área construída do condomínio. “A área total locada, 49.800 m², representa 33% de toda a absorção bruta registrada no 3° trimestre”, completa Nicastro. 

Ocupação de condomínios logísticos tem o maior índice do ano

A alta movimentação no mercado paulista fez com que a taxa de vacância (espaços vagos) caísse em 1,2%, fechando o 3º trimestre de 2017 em 28,92%. 

“Além das novas locações, nenhum empreendimento foi entregue neste período, o que fez com que o estoque que estava vago fosse absorvido e elevasse a taxa de ocupação para a maior registrada no ano”, analisa Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil.

O estoque total de condomínios logísticos de alto padrão é de 6.661.403 m² em São Paulo. Estão previstos ainda para 2017 a entrega de 51 mil m² de novo estoque, referentes aos empreendimentos M5 Sorocaba (imagem), na região de Sorocaba, e Joate Park Condomínio Logístico, em Jundiaí.

Metodologia de Pesquisa da SiiLA Brasil

Todos os empreendimentos da base SiiLA Brasil são visitados mensalmente pelos nossos pesquisadores de campo, que monitoram a ocupação e a movimentação dos inquilinos. Os dados são consolidados trimestralmente, sendo base das Estatísticas Trimestrais dos mercados de escritórios e condomínios logísticos.  

A ampla base de dados da SiiLA aliada a um rigoroso processo de coleta de dados, fazem da pesquisa SiiLA referência de informações de imóveis comerciais do país, sendo a principal fonte de dados entre os mais influentes profissionais do setor e meios de comunicação.

Todos os dados apurados são checados e consolidados pela nossa equipe, para então serem disponibilizados aos assinantes da plataforma SiiLA.

DADOS DISPONÍVEIS:

  • Taxa de Vacância
  • Média do Preço Pedido
  • Estoque Total
  • Absorção Líquida
  • Novo Estoque por Trimestre e Novo Estoque Futuro
  • Faixas de Preço Pedido: menor, maior e média
  • Composição da Ocupação por Setores
  • Composição da Ocupação por Setores: Classe A+, A e B
  • Planilhas de Estatísticas de Mercados para exportação em Excel
  • Histórico das Estatísticas de Mercado por trimestre

Entre em contato conosco e descubra por que os principais players do setor imobiliário comercial utilizam a base de dados da SiiLA em seus negócios!

Compartilhe nas redes sociais
25 jun 2019

Tecnologia e modelo de gestão em condomínios comerciais

O artigo trata do uso de tecnologias em condomínios comerciais associado a um modelo de gestão, tendo a prospectiva estratégica como uma ferramenta de auxílio na construção de cenários desejáveis ao empreendimento, devido as mudanças no ambiente dos negócios, que vão em direção da digitalização.

Compartilhe nas redes sociais