Poder ou autoridade: o que pode contribuir para uma melhor liderança?
Você, gestor de facilities! Consegue exercer um bom cargo na liderança de sua equipe? Não é à toa que o assunto provocou a criação de milhares de publicações e formou consultores voltados ao ensinamento de dicas e técnicas, cada vez mais apuradas, sobre a área. Ser líder não é tão fácil, mas está longe de ser um desafio impossível. Saiba mais a seguir.
Gestores de uma equipe precisam estabelecer, antes de qualquer coisa, uma relação de confiança com seus colaboradores. Segundo um artigo do site Great Place to Work, consultoria especializada no assunto, é possível reter de livros sobre liderança, importantes ensinamentos. O artigo dá o exemplo de O Monge e o Executivo que reflete a diferença entre poder e autoridade:
Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Uma forma de diferenciá-lo da autoridade, é que o poder pode ser vendido, comprado, dado e tomado. As pessoas podem ser colocadas num cargo de poder por serem parentes ou amigas de alguém.
Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa. Tem ligação ao seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas.
Ser uma autoridade pode ser o caminho mais eficaz em uma gestão. Isso por se tratar de uma relação mais orgânica, colaborativa e de relações profissionais mais profundas.
As principais qualidades de caráter de pessoas que exercem autoridade:
- Honestidade;
- Confiabilidade;
- Ser um bom exemplo;
- Cuidado;
- Compromisso;
- Ser um bom ouvinte;
- Conquistar a confiança das pessoas;
- Tratar as pessoas com respeito;
- Encorajar as pessoas;
- Ter atitude positiva e entusiástica;
- Gostar das pessoas.
Todas essas características são fundamentais para ser bom líder. E você? Qual linha de raciocínio segue para sua liderança na Gestão de Facilities? Deixe o seu comentário!
—
ABRAFAC é ideal para o profissional e empresas de Facilities
Sua empresa faz parte do setor de Facilidades? A ABRAFAC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.
Entre os benefícios de ser um Associado Individual ABRAFAC estão:
- Acesso ao conteúdo de palestras e apresentações através de área restrita no portal ABRAFAC;
- Participação exclusiva nos eventos gratuitos da associação;
- Descontos promocionais em workshops, congressos e eventos que constam com a ABRAFAC como entidade apoiadora.
Entre muitos outros! Não perca tempo e associe-se: www.abrafac.org.br/associe-se.asp