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Publicado em 29 de junho de 2017

Poder ou autoridade: o que pode contribuir para uma melhor liderança? 

Você, gestor de facilities! Consegue exercer um bom cargo na liderança de sua equipe? Não é à toa que o assunto provocou a criação de milhares de publicações e formou consultores voltados ao ensinamento de dicas e técnicas, cada vez mais apuradas, sobre a área. Ser líder não é tão fácil, mas está longe de ser um desafio impossível. Saiba mais a seguir. 

Gestores de uma equipe precisam estabelecer, antes de qualquer coisa, uma relação de confiança com seus colaboradores. Segundo um artigo do site Great Place to Work, consultoria especializada no assunto, é possível reter de livros sobre liderança, importantes ensinamentos. O artigo dá o exemplo de O Monge e o Executivo que reflete a diferença entre poder e autoridade: 

Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Uma forma de diferenciá-lo da autoridade, é que o poder pode ser vendido, comprado, dado e tomado. As pessoas podem ser colocadas num cargo de poder por serem parentes ou amigas de alguém. 

Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa. Tem ligação ao seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. 

Ser uma autoridade pode ser o caminho mais eficaz em uma gestão. Isso por se tratar de uma relação mais orgânica, colaborativa e de relações profissionais mais profundas.

As principais qualidades de caráter de pessoas que exercem autoridade: 

  • Honestidade; 
  • Confiabilidade; 
  • Ser um bom exemplo;
  • Cuidado;
  • Compromisso;
  • Ser um bom ouvinte;
  • Conquistar a confiança das pessoas; 
  • Tratar as pessoas com respeito; 
  • Encorajar as pessoas;
  • Ter atitude positiva e entusiástica;
  • Gostar das pessoas. 

Todas essas características são fundamentais para ser bom líder. E você? Qual linha de raciocínio segue para sua liderança na Gestão de Facilities? Deixe o seu comentário! 

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Frente à velocidade das transformações e a busca constante por eficiência gerencial, performance e engajamento, como os conceitos de experiência podem auxiliar o Facilities Management a otimizar o workplace, aumentando produtividade e focando na qualidade de vida, bem-estar e satisfação dos colaboradores.

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