fbpx

O evento foi realizado no dia 26 de junho, no Buffet Colonial, em São Paulo, e contemplou as categorias inovação acadêmica, pessoa jurídica e pessoa física.

Há 15 anos, a Associação Brasileira de Facilities atua no mercado e há 14 existe o Prêmio ABRAFAC, com a proposta de reconhecer os melhores trabalhos e profissionais que se destacaram ao longo do ano vigente. “É um dos eventos mais importantes do nosso calendário por celebrar inovações e desenvolvimento das melhores práticas do mercado. O Brasil é carente na produção e inovação acadêmica. O prêmio é a prova que criando o mecanismo e o ambiente correto, isto pode acontecer”, discursou o presidente da Associação, Thiago Santana. A edição de 2019 aconteceu no dia 26 de junho, no Buffet Colonial, em São Paulo, e reuniu toda a cadeia.

Ao todo foram quase 60 trabalhos inscritos este ano, de nove estados; mais de 20 classificados para a segunda fase; além da votação na internet em que mais de 8 mil participantes escolheram os seis finalistas presentes na cerimônia de premiação. “Os cases mostram duas tendências fortes: a humanização da prestação de serviços e o uso da tecnologia para ganhar competitividade. Estes pontos foram os que percorreram a maior parte dos trabalhos”, disse Santana.

De acordo com o presidente da ABRAFAC, como a procura para participar do prêmio foi grande, a entidade provavelmente mudará o formato para que mais empresas possam participar em 2020. “Isso reflete a importância dessa iniciativa. E essa conquista vem junto com a força dos nossos patrocinadores, parceiros e entidades apoiadoras. O nosso muito obrigado por nos ajudar a realizar este grande feito”, comemora.

Todos os anos, os três trabalhos classificados no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano concorrem à premiação anual do Global FM do ano seguinte. Esta premiação reúne os principais cases de inovação de 11 Associações de todo o mundo. No dia Mundial do Facility, que ocorreu no dia 18 de maio, foram anunciados os vencedores e o Brasil ficou com menção honrosa.

Certificado Global FM Awards 2019

Thiago Santana e Alex Ferreira Gonçalves

Durante o jantar aconteceu a entrega do certificado Global FM Awards 2019, entregue pelas mãos do presidente da ABRAFAC ao Alex Ferreira Gonçalves, com o case “Otimização do uso do espaço de estacionamento contratado por empresas privadas estabelecidas em grandes metrópoles”.

A Associação promove o reconhecimento e a disseminação do conhecimento, que só é válido se for compartilhado com o mercado, pois conhecimento é construção. Este é um trabalho antigo que desenvolvi quando estava na General Eletric e é uma honra apresentá-lo para os profissionais desse setor.” complementou Alex.

Prêmio de Inovação Acadêmica

O diretor secretário da ABRAFAC, Ricardo Crepaldi, e o professor Moacyr Graça, entregaram os certificados de inovação acadêmica para Paula Pontes Mota, que apresentou o case “Modelo BIM para utilização no gerenciamento de facilities, voltados à gestão de ativos”; Daniel Barbosa, com “Fatores de influência na gestão de facilidades em canteiros de obra da Amazônia”, (que não estava presente na solenidade); e Fernanda Almeida Machado, que apresentou o trabalho “BIM e IoT para o monitoramento do consumo de energia da edificação”.

Foi realmente uma surpresa, não esperava. É um orgulho, pois tem toda a equipe da Unicamp envolvida. Esse prêmio é de muita gente”, comemorou Paula. “O setor de Facilities está crescendo muito no Brasil. Imaginei que haveria uma série de trabalhos interessantes concorrendo e me sinto lisonjeada do meu ter sido avaliado e reconhecido por um júri tão competente”, disse Fernanda.

Categoria pessoa jurídica

Os concorrentes tiveram cinco minutos para apresentação da sua solução no palco do evento da ABRAFAC. Após o término, os presentes votaram acessando o site por meio de QR Code presente nas mesas do jantar. As notas das apresentações foram somadas às do júri técnico e do júri da internet.

Robert Bosch Ltda conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Auto-Suficiência no abastecimento de água industrial”; seguido da Klabin, representado por Bruna Maria Silveira, com “Implantação de Cozinhas Móveis para Atendimento de Colaboradores em Área Florestal”; e o terceiro lugar para a Sodexo do Brasil, com “Cozinha inteligente Sodexo – Um novo processo para produzir bons resultados”, apresentado por Tomaz Henrique Peeters.

Foi muito importante ter esse reconhecimento. É um trabalho que está sendo muito bem visto pelo mercado. Ano passado já conquistamos o Prêmio ABRAFAC em outra categoria, com o projeto de aterro zero. Essa outra homenagem nos mostra que estamos no caminho certo”, discursou Bernhard Schaefer, da Robert Bosch.

Categoria pessoa física

Ana Cláudia Morrissy

Os concorrentes da categoria também participaram do mesmo molde de apresentação e votação da pessoa jurídica. Ana Cláudia Morrissy Machado conquistou a primeira colocação com o trabalho “Das corporações às favelas: Responsabilidade social ligando o time de facilities e as comunidades carentes”.  Em segundo lugar, Sabrina Alves Martinho Espinós, com “Smart City e sustentabilidade”. E, em terceiro, Ramon Jesus dos Santos Correa, com “Inteligência comercial para acordo de compra de demanda projetada”.

“O projeto já está em andamento há quase dois anos e trabalhamos muito nele. Mostrar que ele é sério e está transformando a vida de pessoas que precisam não tem preço. A gente quer que as coisas aconteçam e fica a dúvida se o trabalho é bom o suficiente. Por isso, recebemos o Prêmio com muito carinho e alegria. É muito gratificante”, finalizou Ana Cláudia.

Todo material desenvolvido em breve estará disponível na biblioteca do site da ABRAFAC. Confira todas as fotos do evento em nosso Flickr oficial clicando aqui.
Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.