fbpx

A responsabilidade de oferecer conhecimento e soluções para o Gestor de Facilities

Com o propósito de debater assuntos que são de interesse do mercado de facilities, a última edição do FM Debate, que teve como tema “Diversidade: Espaços Colaborativos que promovem a equidade e a cocriação”, foi além e surpreendeu o público composto por profissionais de diversas empresas. O evento foi realizado no dia 26 de abril, na sede da TOTVS, em Santana, São Paulo.

O sucesso foi tanto que o Blog da ABRAFAC foi ouvir das realizadoras da edição um pouco da experiência e o que o associado e Gestor de Facilities pode esperar das próximas edições.

Andrea Cerqueira, Diretora de Diversidade da ABRAFAC

Para Andrea Cerqueira, Diretora de Diversidade da ABRAFAC, o feedback foi extremamente positivo, pois, foi possível colocar em pauta a questão da diversidade pelo olhar do cliente, não apenas falando sobre inclusão das minorias, mas sim pensando em todo o contexto.

“Você tem uma força de trabalho mais jovem entrando no mercado. Eles possuem mais facilidade de convivência e nem acreditam no modelo antigo. Como você faz para trazer isso para os espaços e os serviços?”, ponderou.

A diretora revelou que esse foi o principal impulso para inovar o FM Debate. “Trouxemos uma jornada, falamos sobre inovação, apresentamos um caso de sucesso e uma metodologia (Design Thinking), dessa forma, foi possível que os participantes saíssem com algo palpável do debate”.

Karina Quaresma, Coordenadora do FM Debate

Segundo Karina Quaresma, Coordenadora dos FM Debate da ABRAFAC, um dos desafios quando assumiu o cargo no início do ano de 2018, era mudar o que já era muito bom. “Mudamos o conceito dando uma ferramenta para que o Gestor de Facilities possa sair com uma ideia para resolver o problema que ele tem”.

A coordenadora destacou que não se trata de mais um evento onde é falado do futuro e de coisas que não são possíveis de se colocar em prática. “Pensamos em trazer algo fácil e prático para que o participante possa colocar em ação já no dia após o nosso evento”.

A edição sobre Diversidade foi especial por separar duplas de participantes que fizeram uma dinâmica de Design Thinking. No geral, o FM Debate sempre separa cerca de dez participantes e um especialista para solucionar dúvidas sobre seus problemas dentro da companhia. Isso, claro, além das três tradicionais palestras.

Os desafios do Gestor de Facilities

Andrea destacou como desafio para o Gestor de Facilities a falta de tempo para colocar em prática as ideias sobre inclusão da diversidade. “O cotidiano da profissão de Gestor de Facilities se resume em apagar fogo, em uma rotina em que tudo é muito rápido. É difícil dele encontrar tempo para pensar e fazer”.

Para a diretora, muitas vezes, o Gestor acaba se atropelando conforme quem demandou, sendo assim, difícil acertar qual é a real necessidade do cliente final.

Os desafios do FM Debate

Karina apontou que unir as diferentes gerações é uma oportunidade de desenvolver o evento da ABRAFAC. “Trazer profissionais novos, não focando apenas em nomes renomados para debater, é um desafio. Mas vamos focar em trazer pessoas que estão com ideias novas e diferentes e, assim, tratar de diversidade em nosso mercado unindo participantes novos e outros mais experientes”. Além disso, Karina afirmou que a responsabilidade é oferecer uma experiência que vai deixar o profissional de Facilities satisfeito.

Mensagem para o profissional de Facilities

A coordenadora deixou um convite para associados e outros profissionais de Facilities. “Venha para os nossos eventos que, com certeza, você irá sair com uma malinha de ferramentas que vai te ajudar em algum momento. Sempre tentamos fazer um link em nossos temas para que, no final do ano, o associado faça uma análise de sua participação na ABRAFAC, e se pergunte: ‘o que ela me deu nesse ano que fui associado?’”

Karina então destacou a série de eventos e oportunidades que a associação possui. “Temos o FM Debate, o FM Tactics, o Congresso & Expo ABRAFAC, o Prêmio ABRAFAC, entre outros. O Gestor de Facilities precisa se perguntar o que ele era antes e depois de se tornar associado e participar das respectivas edições das mobilizações. Venha aos nossos eventos que teremos novidades sempre!”, concluiu.

FM Tactics: “Transformação digital em facilities: O que está ocorrendo no mundo empresarial e o que vem por aí”

O próximo evento realizado pela ABRAFAC será o FM Tactics com o tema “Transformação digital em facilities: O que está ocorrendo no mundo empresarial e o que vem por aí”.

A área de Facilities enfrenta uma onda disruptiva emocionante em um momento em que podemos observar inovações fundamentais que afetam a vida das pessoas, seus empregos, espaços em torno deles, bem como tecnologias e utilidades de sua vida diária.

Veja como a equipe de Facilities Management do Banco Santander, com a ajuda de startups, tem conseguido impulsionar a inovação e atender as necessidades futuras dos negócios utilizando novas ferramentas e metodologias, reduzindo o prazo e custo das atividades.

Saiba mais informações e garanta sua vaga: http://bit.ly/FMTacticsMaio

Compartilhe nas redes sociais