fbpx

Este foi o tema do evento da ABRAFAC, realizado no dia 24 de abril, na sede da Dow Química, em São Paulo e que contou com a expertise dos palestrantes Luis Felipe Fernandes da Costa, da Branco Branco Facilities; Flávio Leal Pimentel da CI&T; e Juliana Barbosa Dias, da Google. O momento foi de reflexão em cima do tema, com apresentação de cases e dicas práticas de como resolver problemas de gestão e imprevistos do cotidiano.

Segundo o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, com a velocidade com que as coisas vem mudando, contar só com o valor humano, que é a base da atividade de Facilities, não é mais o suficiente. “É importante trazer informação e tecnologia para a tomada de decisão. Falar de inovação é mostrar o que as empresas, prestadores de serviços e pesquisadores estão trabalhando hoje, conhecer soluções que amanhã estarão no mercado, além de verificar como é possível se beneficiar com tudo isso. O tema de hoje está alinhado com o propósito da Associação e com a agenda que desenvolveremos ao longo de 2019.”

Um dos propósitos da ABRAFAC é trazer também para os seus eventos novos talentos como forma de debater outras visões e compartilhar experiências com quem está no operacional das empresas. No caso deste FM Debate, quem teve a honra de ser a moderadora foi a Thays Borin Calado, coordenadora de Facilities, Viagens e Eventos da Movile, responsável pela gestão de três escritórios da companhia.

“Às vezes o palestrante não consegue visualizar o que muitos que estão na operação tem de dúvidas e questionamentos em como aplicar no dia a dia o que ele fala em sua apresentação. Um convite como esse da ABRAFAC contribui muito para a minha carreira, pois aprendo e também tenho a oportunidade de instigar os presentes a se colocarem no nosso lugar do ouvinte”, diz a coordenadora da Movile.

Os palestrantes do FM Debate desta edição de abril foram: Luis Felipe Fernandes da Costa, diretor técnico comercial da Branco Branco Facilities; Flávio Leal Pimentel, executivo da CI&T há 12 anos e que, recentemente, assumiu um investimento de Corporate Venture da CI&T com foco em Workplace Management; e Juliana Barbosa Dias, que já atuou em diversas empresas, como a ISS Facilitity Services, JP Morgan, 99 e, atualmente, integra a área de Real Estate & Workplace Services da Google como Facilities Manager.

Para o diretor técnico da Branco Branco Facilities, que ministrou a palestra “A premonição tecnológica e os imprevistos humanos”, com a informação temos a possibilidade de achar soluções para diversas situações do dia a dia do gestor de Facilities. “E a ABRAFAC desempenha bem esse papel. Ela é a responsável por trazer experiências que nos dão insights para achar melhores caminhos para trabalhar. Isso é possível pela roda de pessoas que aqui estão presentes discutindo pontos neurais para serem atacados. Tecnologia + inteligência = inovação.”

Na visão de Pimentel, que abordou o tema “Workplace Management: onda ou transformação da gestão de Facilities?”, o segmento está em um momento denso, “pois passa por uma situação que precisa seguir outro patamar com vários desafios. A ABRAFAC tem uma forma de atuar mais próxima das pessoas, explicando esses novos caminhos e pulverizando os assuntos. E é essa agenda do FM Debate que trará repercussão para ajudar nesse processo.”

Já Juliana Barbosa, que apresentou a palestra “Tecnologia: a nova aliada à gestão de Facilities”, acredita que eventos como esse da ABRAFAC são capazes de trazer um “frescor” para o setor. “Pudemos ver aqui a diversidade de públicos, divididos entre gerenciadores, prestadores e tomadores de serviços, um escutando o outro. Também fico muito feliz de ver a Associação abrindo suas portas para novos talentos, como a Thays. Ela é ótima.”

Ouvintes dessas experiências compartilhadas pelos palestrantes, diversos profissionais de cinquenta empresas diferentes marcaram presença nesta edição do FM Debate.

“O tema apresentado é bastante importante. Para alguns, a tecnologia ainda é uma utopia. Mas, ela avança a passos largos. Vimos o vídeo da ISS, que é o sonho de consumo de muitos, e está cada vez mais próximo da realidade. Temos que ter a tecnologia embarcada para melhorar a produtividade, o que profissionaliza também a atuação do tomador e do prestador de serviço”, aponta o diretor executivo da CNX Engenharia Especializada, Marcelo Nakamura.

“A parte do debate é de fundamental importância para vermos o ponto de vista do prestador e do tomador de serviço. E é nessa hora que podemos colocar nossas dificuldades e as necessidades dos clientes que queremos melhor atender. A questão da inovação é extremamente relevante, mas temos que fazer com que a proposta de valor, viabilidade e tecnologia se casem em sua implementação”, diz Carlos Alberto dos Anjos, CEO do Grupo Brasanitas.

Para finalizar, Ricardo Avila, gerente comercial do grupo TB, enfatizou a relevância do engajamento técnico do segmento. “Esse formato de encontro permite interagir com o tomador de serviço e os concorrentes, ter um contato estreito com o público de interesse, além de ser uma forma de observar, de forma macro, o mercado em que estamos atuando.”


SEJA UM ASSOCIADO ABRAFAC E TENHA ACESSO EXCLUSIVO AO
CONTEÚDO DA BIBLIOTECA E AOS EVENTOS ABRAFAC.
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.