fbpx

Para responder à questão acima, primeiro vou falar de forma resumida o que é a sigla ESG e por que, neste momento, se tornou um TOP 3 dos assuntos do mundo corporativo. O ESG significa em inglês, Environmental, Social and Governance, traduzindo, estamos falando de Ambiente, Social e Governança. No mundo empresarial é adotar as melhores práticas de governança com responsabilidade social, de forma sustentável e que preserve o meio ambiente. Vou informar o que cada parte do ESG representa, antes de fazer a ligação com Compras e Facilities Management.

 Environmental (Ambiental)

Se refere as questões ambientais em que a empresa está envolvida, direta ou indiretamente. Ou seja, a preocupação com que suas ações não degradem o meio ambiente, reduzindo ao máximo os impactos negativos para o planeta. Dentre as questões estão a redução da emissão de gases do efeito estufa, atuação para combater o aquecimento global, eficiência e transição energética, gestão e reutilização de resíduos, combate à poluição e preservação dos recursos naturais.

Social (Social)

É como a empresa age com as pessoas que fazem parte do seu universo como parceiros, clientes, colaboradores e funcionários. Os temas envolvidos nesta pauta são inclusão e diversidade dentro da equipe, engajamento de funcionários, proteção de dados e privacidade, satisfação dos clientes, relacionamento com a comunidade nas regiões onde atuam, respeito aos direitos humanos e leis trabalhistas e treinamentos e ações motivacionais para a força de trabalho.

Governance (Governança)

Trata-se em como a companhia adota as melhores e transparentes práticas de gestão corporativa. Adotando diversidade na formação do conselho, ética e transparência dos executivos, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, política de remuneração igualitária para os executivos, RH justo e atuante e um canal de denúncias ativo que busque solucionar os problemas relatados.

E como o ESG impacta os negócios? 

Hoje, com a proximidade que as redes sociais deram para consumidores e empresas, é cada vez maior a cobrança da sociedade para que as companhias pratiquem ações que envolvam responsabilidade social, preservação do meio ambiente, sustentabilidade, ética e transparência, combate à corrupção e políticas claras de inclusão e antirracismo. Para se adaptar é necessário que seja criada uma estrutura com programas e processos bem definidos, controlados e bem gerenciados. 

Não é só o consumidor que está de olho e fiscalizando as práticas de ESG adotas pela empresa, os investidores (nacionais e internacionais) estão buscando companhia para investir que possuam sua imagem atrelada aos mesmos valores. Existe até um ranking na Bolsa de Valores que determina o nível de eficiência nas práticas de ESG. Ou seja, quanto mais adaptada e executando as melhores práticas de governança, mais a companhia se valoriza no mercado e tem a sua imagem aprovada pelo consumidor. É um ciclo positivo que significa: quanto melhor for o resultado apresentado, maior será o lucro conquistado!

Vou mostrar como o ESG se relaciona com as áreas de Compras e Facilities Management.  

A área de Facilities Management, é o setor responsável em garantir o bom andamento do ambiente corporativo, em qualquer ramo de atividade, tanto interno como externo, para os funcionários, clientes, fornecedores, visitantes e qualquer pessoa que se relacione com a empresa. Além disso é o Facilities Manager que atua na implementação de diversas ações como por exemplo as voltadas para a sustentabilidade. Junto com o Recursos Humanos facilita o trabalho para a criação de projetos de interesse da empresa e dos funcionários, que geralmente tragam impacto social e de bem-estar. Todas as ações gerenciadas pelo setor são executadas com total transparência, controle de qualidade, relatórios, dentro das normas e leis e com avaliação de resultados. Portanto, hoje a área de FM é uma condutora do ESG praticamente obrigatória para garantir diversos processos e ações exigidas pelo ESG.

O setor de Compras tem a responsabilidade em fazer todas as negociações entre a empresa e o mercado fornecedor de forma transparente, com compliance, controles efetivos que garantam a eficiência do negócio. Ela garante, através de processos rigorosos, a homologação do fornecedor, garantindo que ele esteja cumprindo todas as premissas de boas práticas, incluindo as definidas pelo ESG, como no âmbito social. A área ainda pode atuar no desenvolvimento de fornecedores locais, apoiando assim os pequenos e médios produtores das regiões onde a empresa se instala, gerando renda e uma economia circular. Por sua natureza Compras segue todas a diretrizes e regras corporativas, leis, ética, lisura, avalia qualidade dos serviços e produtos, pois é uma área que vai operacionalizar e executar várias das premissas estabelecidas pelo ESG. As companhias que já entendem a área como estratégica, alcançam resultados refletidos em seus balanços financeiros, com aumento do lucro e valorização das ações no mercado. 

 

Enfim, as áreas de ESG, Compras e Facilities Management fazem um casamento que será muito difícil de ser separado. Particularmente vejo as três cada vez mais integradas, relacionadas e dependentes uma da outra. A comunhão entre elas bem gerenciada dará resultados diretos para as empresas, seus acionistas, funcionários e a sociedade em geral. Você já parou para pensar nesta relação e implantar projetos na sua empresa com a integração entre ESG, Compras e Facilities Management?

Carlos Maurício Bauke

CEO Bauke Consultoria, formado em Adm Empresas, com MBA em Gestão Empresarial,mais de 35 anos de experiência profissional em Compras, Facilities, Real Estate e Finanças

Caso você tenha interesse de que seu artigo também seja apresentado no site da ABRAFAC, encaminhe por e-mail para [email protected]
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.