fbpx

Reconhecida como a mais abrangente conferência para os profissionais de Facility Management na Europa, ocorreu na última semana, o European Facility Management Conference 2018, o EFMC, evento realizado pela EuroFM. A Associação Brasileira de Facilities, ABRAFAC, teve como representante Luciano Brunherotto, presidente da Associação e que também foi embaixador do Brasil na ocasião.

Antes de começar o evento, houve uma reunião com os mais de 25 embaixadores de Facilities, espalhados pelos cinco continentes do mundo, oriundos de países que possuem alguma atividade regular de Facilities. Contamos como foi um pouco dessa rica experiência, a seguir:

Reunião com embaixadores

Nessa primeira reunião, foram debatidas formas de como colaborar efetivamente no dia a dia do setor, seja distribuindo conteúdo, compartilhando as melhores práticas, ampliando a interatividade e com a disseminação de conhecimento, com conteúdo educativo, informativo e a promoção de eventos. Um dos pontos principais foi de como usar a rede, principalmente a tecnologia, para fortalecer o mercado.

Formato inovador

O modelo de Arena do evento possibilitou que, não somente a interatividade com o público fosse maior, mas também a forma de como comunicar fosse melhor. Ao substituir a tradicional plateia para um modelo que ofereça mais proximidade, houve mais tempo para o debate.

Outra inovação do EFMC 2018 foram as pequenas e eficientes inserções de apresentações durante o Coffee Break, entre cada intervalo dos painéis. Esse pequeno espaço contou com algumas palestras e debates, com destaque para o “FM Ásia” e a apresentação de estudantes. “As interessantes apresentações tinham entre 10 e 20 minutos e lembravam o formato do TED Talks”, comparou Luciano.

Participação de Universitários

Outro aspecto bem forte durante o evento foi a participação em peso de universitários. Os países europeus, principalmente os nórdicos como Dinamarca e Holanda, já possuem uma cultura de Facilities bastante forte, com faculdades de graduação no setor. Por isso, a quantidade de estudantes no local foi grande. “Além disso, houve uma premiação dos melhores trabalhos apresentados, tudo mostrado em forma de vídeo, de forma impecável”, elogiou o embaixador brasileiro.

Visitas técnicas

Os convidados tiveram a oportunidade de fazer visitas técnicas em diversos empreendimentos na região como em museus, igrejas e prédios corporativos. Essa ação serviu como um ponto de complementação para toda a experiência do evento. “Conferir de forma prática as infraestruturas de Facilities, nesse local, em um país diferente, foi muito produtivo”, destacou Luciano.

Vídeos

Para saber um pouco mais sobre como foram os dias de evento em Sófia, na Bulgária, assista os vídeos a seguir:

FM Tactics: A Democratização do uso da Energia Elétrica

A energia elétrica pode ser um grande fator para gastos excessivos, além de gerar grande dificuldade na gestão de uma empresa. Neste FM Tactics será possível ter uma ideia de como produzir sua própria energia de forma eficaz ou beneficiar-se do uso de energia limpa sem investimento e ainda obter economia.

Não deixe de participar do próximo evento realizado pela ABRAFAC!

Saiba mais informações aqui!

Compartilhe nas redes sociais
20 ago 2019

Comunicação e Facilities

A difícil arte de negar pedidos, avisar problemas e, ainda assim, manter a área e a prestação de serviços ’em alta’ com os clientes.

Compartilhe nas redes sociais