Promover talentos únicos melhora a qualidade no ambiente corporativo, além de estimular a competitividade, lucratividade e reforçar o respeito entre o ser humano.
A diversidade nas organizações melhora a competitividade, a lucratividade, estimula um ambiente de trabalho mais sadio e reforça o respeito entre o ser humano. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ethos com 500 empresas brasileiras:
- Apenas 2% dos funcionários das maiores empresas brasileiras são pessoas com deficiência (o mínimo exigido pela lei);
- As mulheres representam 58,9% dos estagiários e apenas 13,6% das vagas executivas;
- As mulheres recebem 70% da massa salarial obtida pelos homens;
- Não existe um executivo de origem indígena nas empresas estudadas;
- 94,2% dos cargos executivos pertencem a brancos, enquanto apenas 4,7% dos negros ocupam cargos nesse nível;
- Além do preconceito com mulheres, negros, LGBTs e pessoas com deficiência (PCDs), fatores como idade, escolaridade, religião, peso e aparência também são motivos que dificultam o relacionamento entre colegas em uma empresa.
Já um estudo da Organização McKinsey & Company apontou que:
- Empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor;
- As empresas com diversidade de gênero, possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média;
- Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam 0,8%.
Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que nas empresas onde o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades. Além disso, foi identificado também que a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas outras organizações, o que significa que quando trabalhamos em um ambiente que aceita as diferenças, também nos sentimos mais à vontade para aprender e arriscar.
O relatório do Instituto Ethos apresenta pontos que auxiliam na implementação da diversidade nas organizações, como recrutamento, treinamento, comunicação, avaliação de desempenho e o marketing. Promover pessoas diferentes é uma forma de desenvolver essa cultura e o diálogo incentiva o engajamento e o trabalho em equipe. O marketing deve estar alinhado à cultura da empresa: campanhas de endomarketing promovem o respeito e a valorização das diferenças, o que contribui para a formação de uma cultura de diversidade nas organizações.
Um exemplo de que a diversidade e a inclusão não estão apenas no discurso, é a Sodexo. Por meio de parcerias e ações de conscientização, a empresa promove uma cultura que celebra talentos únicos. “O termo diversidade refere-se à várias identidades que definem o colaborador como um indivíduo único: idade, educação, classe socioeconômica, raça, etnia, deficiência, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, nacionalidade, língua, religião e habilidades físicas e mentais”, afirma a empresa em sua página oficial sobre diversidade sodexoservicos.com.br/diversidade.
Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade, FNQ, a liderança feminina, por exemplo, possui características particulares que são de grande valia para a gestão das empresas. “Apesar das mulheres ainda não ocuparem boa parte dos cargos de gestão no mercado, as instituições estão se mobilizando para mudar essa situação e colocando o assunto em suas agendas”.
Uma recente pesquisa realizada pela McKinsey mostrou que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média, pois elas apresentam características que melhor se coadunam com os princípios da boa gestão:
- Praticam o pensamento sistêmico, levando-as a conviver mais facilmente com a pluralidade cultural e com a diversidade, estabelecendo pactos e compromissos com as partes interessadas;
- Por serem mais assertivas, desenvolvem e conduzem as suas atividades, buscando eficácia e eficiência organizacional, em uma clara orientação por processos sem abrir mão da flexibilidade de mudar em tempo hábil, face à imprevisibilidade dos cenários. Isso promove a adaptabilidade necessária aos novos contextos, incertezas e desafios;
- Sabe lidar com os altos e baixos da trajetória empresarial, sempre buscando atingir novos patamares, avaliando e compartilhando experiências, sem medo de ousar e errar.
Apesar desse cenário favorável, de acordo com a pesquisa conduzida pela consultoria Korn Ferry, nas empresas brasileiras, as mulheres ocupam apenas 16% dos cargos de liderança, acrescendo-se a isso o fato de que as executivas ganham 6,2% menos do que seus correspondentes do sexo masculino.
“Cada vez mais a gestão de pessoas comprova que é por meio da valorização das diferenças que se desenvolve uma liderança de sucesso. Respeitando as diferenças se promove o intercâmbio de ideias e a realização do trabalho em conjunto, aumentando o desempenho corporativo, a concretização de resultados e a realização pessoal e profissional“, conclui Eduardo Shinyashiki, presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 14º PRÊMIO ABRAFAC MELHORES DO ANO 2019
O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, a principal premiação do setor, foi criado com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Isso estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento. Participe se inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019 e ajude a escrever novos capítulos na história dos facilities.
Este ano teremos algumas melhorias, como uma etapa adicional com votação pública pela internet que dará a oportunidade para os melhores classificados (12 até 24 trabalhos) de melhorar a nota media recebida na fase dos jurados (mais detalhes e outras melhorias estão no regulamento / edital no hotsite do prêmio – abrafac.org.br/premio).
Assim, convocamos a todos que apresentem suas ideias inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019!
VOCÊ JUNTO AOS MELHORES DA ÁREA DE FACILITIES DO BRASIL!
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Com informações dos sites: Facilities Services, Sodexo, Progic e Mundo RH.