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Geralmente tenho escrito sobre a importância do relacionamento excelente com os Clientes.

Hoje quero falar sobre o cuidado que também precisamos ter com os Fornecedores.

* Cada vez que você ler “Fornecedor” considere também os prestadores de serviços, vendedores etc.

Geralmente, todas as empresas têm de gerenciar um tripé: Fornecedor / Funcionário / Cliente

A empresa precisa do Cliente para comprar seus produtos e/ou serviços; dos Funcionários para realizarem o trabalho e dos Fornecedores que prestam serviços ou vendem produtos para a empresa, porque ninguém consegue fazer tudo sozinho. A empresa precisa respeitar e considerar particularmente todos os fatores desse tripé, porque sem eles ela não consegue sobreviver e crescer.

Mas por que será que apesar dos Fornecedores também serem muito importantes para a continuidade de um negócio, várias empresas não têm respeito e ainda parecem que estão fazendo um favor?

Pesquisando, soube de empresas contratantes que fazem o Fornecedor esperar por até duas ou três horas para uma reunião!! Além disso, no final do ano, apesar de todo o bom trabalho realizado, os Fornecedores não ouvem nem um “Obrigado”. Fora a falta de postura de algumas pessoas, representantes dos Contratantes, que tratam os Fornecedores com desrespeito e muitas vezes agredindo moralmente, porque sabem que o Fornecedor precisa trabalhar.

Se formos falar sobre prazo de pagamento, então, tem muito mais estórias para contar!

Tem empresa que paga seu fornecedor com 90 e até 120 dias depois de feito o serviço! O que é isso? Desse jeito o Fornecedor quebra! Como é que uma empresa Contratante pode divulgar em seu site a responsabilidade social aplicada em suas atitudes e depois exige que um Fornecedor tenha fluxo de caixa para aguentar dois, três e até quatro meses sem receber! Tem Contratante que acredita que o Fornecedor está fazendo um favor para trabalhar para ela.

Como se muda isso? Conscientizando as empresas Contratantes a repensarem seus processos de relacionamento com seus Fornecedores, por meio de artigos como este, inclusão desse tema em cursos e até em seminários.

Cada vez que disseminarmos mais que o relacionamento Contratante e Contratado deve ser pautado em uma relação de respeito e perenidade para os dois lados, mais pessoas mudarão sua atitude e passarão a ver seu Fornecedor como um Parceiro. Praticando exatamente o sentido da palavra:

“Relação de colaboração entre duas ou mais pessoas com vista à realização de um objetivo comum”. Dicionário Aurélio

Que técnicas você tem aplicado para manter seus Fornecedores fiéis e satisfeitos em prestar serviços para sua empresa? Conte para mim. [email protected]

Obrigada!

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