fbpx

Gerson G. Jr, consultor de Eficiência Energética na 4energia, deu dicas para evitar gastos desnecessários 

Nos dias de hoje, grande parte dos Gestores de Facilities vivem um dilema cotidiano: como fazer funcionar um prédio, oferecendo qualidade e bem-estar aos seus usuários, mantendo gastos controlados e serviços eficientes? Para esse dilema, a tecnologia está à disposição para ajudar, porém, é necessário que um gestor enxergue todas as possibilidades na hora de buscar projetos e inovações. Uma escolha equivocada pode refletir em insatisfações. 

Durante o FM Debate sobre o tema “Property”, realizado dia 22 de fevereiro no Spaces Vila Madalena, Gerson G. Jr, consultor de Eficiência Energética na 4energiacompartilhou sua experiência sobre o assunto na palestra “Eficiência na gestão de Facilities e Properties”. Saiba como foi a seguir. 

Profissional com 29 anos de experiência em empresas de grande porte/multinacionais, principalmente focadas ou usuárias de tecnologia, Gerson enfatizou na palestra que é necessário ter cautela na hora de fazer escolhas radicais para buscar eficiência na gestão. 

Em entrevista para o blog, Gerson ressaltou que em projetos híbridos, unindo antigas e novas tecnologias, é bem possível que as qualidades sejam ofuscadas pelos defeitos de ambas, assim como ocorre na natureza com espécies similares, mas não iguais, que geram um ser estéril, que não pode se reproduzir. “Não é apenas uma regra da engenharia, mas sim da vida. Muitas vezes o híbrido não funciona na transição de uma tecnologia para outra, é uma tentativa que precisa de muito cuidado para não se ter os defeitos somados em detrimento das virtudes”. Para Gerson, o ideal é pensar em um projeto que una redução de custos com novos investimentos, seguindo quatro pontos fundamentais: 

  • Conhecimento; 
  • Planejamento; 
  • Apresentação;
  • Métrica. 

Na apresentação, o palestrante ressaltou que antes de qualquer ação, é necessário entender do assunto ou buscar quem entende. Existem empresas que estão prontas para adaptar projetos, independente do tamanho das instalações. O próximo passo é ter ação e gestão sobre o assunto. 

Gerson sinalizou que é fundamental que exista uma apresentação objetiva e coerente, levando em conta o perfil certo. A mensuração de benefícios, transparência do investimento e os resultados também devem ser levados a sério. 

Iluminação x Eficiência 

O palestrante deu o exemplo de um projeto de iluminação, em que o valor do investimento pode ser alto, porém, com resultados eficientes é possível reduzir custos para que o dinheiro economizado seja realocado para outros investimentos.

O palestrante ressaltou que ao tomar decisões, não é só a questão da economia que deva ser levada em conta, pois, um projeto que busca grande eficiência, também pode revelar outros problemas como aumento de trabalho e performance ineficiente. Seguir as normas prediais também é importante na implantação de projetos. 

Sobre refrigeração, ele indagou que alternativas como instalação de chaminés ainda podem ser mais eficientes no primeiro momento, para que depois se deva repensar a instalação de novos sistemas com ar condicionado, muitas vezes mais caros. 

Cursos e eventos para profissionais do setor de Facilities 

Para os profissionais especializados, é fundamental manter-se atualizado, já que esse setor está sempre se moldando através de inovações e tecnologias que vão surgindo. 

A ABRAFAC apoia e realiza diversos eventos do tipo, como o FM Tactics e o FM Debate, além do Congresso & Expo ABRAFAC, mega evento realizado anualmente, que conta com renomados profissionais internacionais e nacionais. 

Ao tornar-se Associado da ABRAFAC, você tem acesso a vários desses eventos gratuitamente, ou com descontos especiais! Saiba mais aqui.

Compartilhe nas redes sociais