fbpx

Maior feira de tecnologia do mundo, a CES 2018, mostrou lançamentos especiais

Nem só computadores super modernos, inovações para dispositivos móveis (além de outros apetrechos) ou cão robô fizeram sucesso na CES 2018. O evento foi um prato cheio também para quem se interessa por modernas soluções tecnológicas para a Gestão de Facilities. Nosso blog traz um pouco do evento que ocorreu no início do ano.

Realizada em Las Vegas, a CES 2018 (Consumers Eletronic Show 2018) é a maior feira de eletrônicos do mundo. Importante para inventores e fabricantes que buscam investimentos, o evento impressiona pela diversidade tecnológica que possuem como objetivo: solucionar questões.

Para o Gestor de Facilities, a feira ajuda a identificar as tendências e novidades no mundo da tecnologia que podem auxiliar setores de serviços, inclusive dando suporte na gestão, visando redução de custos e eficiência.

A edição deste ano trouxe marcas e desenvolvedores apostando ainda mais em robôs, inovações para carros autônomos e inteligência artificial com reconhecimento por voz.

Confira algumas novidades da CES 2018:

Robôs x Facilities

Imagine robôs-conceitos que são criados para trabalhar em aeroportos, hotéis e supermercados. O que eles fazem? O serviço de porteiros, garçons, realizem check-in e check-out, dão informações e atuam como guias de compras e carregadores de mercadorias.

Os sul-coreanos da LG mostraram dois novos robôs:

  • LG Serving Robot: de acordo com a empresa, o equipamento (dedicado a hotéis) vai poupar que as pessoas subam e desçam escadas ou percorram distâncias enormes simplesmente para entregar uma refeição ou uma cópia do jornal do dia.
  • LG Shopping Cart Robot: criado para supermercados, ele faz o papel de carrinho de compras e acompanha o consumidor carregando as compras.

As novidades da LG ainda estão em desenvolvimento, mas o setor de serviços precisará de profissionais que estejam treinados para atuarem ao lado desses equipamentos com inteligência artificial.

Essas inovações estão indisponíveis no mercado, mas isso não impossibilita que as empresas preparem seus profissionais que trabalhem em conjunto com máquinas do tipo.

Segurança com sensores wi-fi

Aura Security System: sensor de segurança, ligado diretamente na tomada, que usa ondas de wi-fi para escanear espaços e definir padrões de paredes e objetos. Quando esse padrão é alterado (pela presença de uma pessoa, por exemplo), o sistema aciona alarmes e notifica os proprietários.

Olho mágico com reconhecimento facial

Lookout Smart Door Viewer: apresentado pela Ezviz, atualização do olho mágico, oferecendo mais segurança para empresas e hotéis. Essa é uma câmera que substitui o olho mágico na porta por um sistema com câmeras e sensor de movimento.

O objetivo do sensor é informar quando alguém está na porta da frente, mesmo antes de a pessoa tocar a campainha. A câmera associada permite a comunicação por microfones e sistemas de som, além de se integrar com um app para a comunicação pelo celular e mesmo a abertura da porta, à distância.

Outra característica da inovação é a possibilidade de cadastrar rostos familiares e criar alertas personalizados para saber quando eles estiverem na entrada. O sistema recebeu o prêmio honorário de inovação da CES 2018.

Câmera robô com inteligência artificial

Essa câmera inclui reconhecimento de imagens que identifica e monitora pessoas e veículos. Lançada por meio do Kickstarter, a câmera possui uma abordagem proativa, ativando reconhecimento facial para identificar possíveis ameaças e enviando alertas para o proprietário sempre que necessário.

Projetada para instalação em ambientes internos ou externos, a AR4 também emite alertas para movimentos e barulhos suspeitos. A câmera tem visão noturna e captura imagens em full HD.

Com informações: TechTudo, Época Negócios.

Compartilhe nas redes sociais