fbpx

RESUMO: A Manutenção Predial é um dos pilares da Gestão de Facilities – GF, e tem papel fundamental na conservação das infraestruturas prediais físicas e de suporte as operações da edificação, desde o momento em que o edifício é concluído e colocado em uso, garantindo o desempenho satisfatório de suas utilidades e experiência dos usuários durante seu ciclo de vida. O objetivo desse trabalho foi apresentar a percepção de gestores de Facilities frente aos desafios em manter as condições físicas ideais de conservação e operação das suas unidades prediais, instaladas no Estado de São Paulo – Brasil. A metodologia adotada baseou-se em revisão de literatura para explorar o tema no campo teórico e uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de questionário semiestruturado enviado para 55 profissionais alunos de pós-graduação em GF. Ao término da pesquisa, obtém-se respostas que mostram que embora a percepção geral das condições prediais seja favorável, quando analisados individualmente, há divergências.

Link do artigo completo:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/13805

Autores

robson

Robson Quinello

35 anos de experiência em Gestão de Facility, Property e Workplace no setor industrial, é mestre e doutor em Administração e professor da MBA SENAI Anchieta em Gestão de Facilities.

emerson

Emerson Piaia

22 anos de experiência em Manutenção Predial e Construção Civil, é especialista em sistemas construtivos de edifícios e engenheiro na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Marcos Vinícius Tovazzi Costa

9 anos de experiência em Manutenção Predial e Construção Civil no setor público, é especialista em gerenciamento de obras, engenharia de custos e gestão de projetos arquitetônicos e engenheiro em empresa especializada em limpeza urbana e manutenção predial

Caso você tenha interesse de que seu artigo também seja apresentado no site da ABRAFAC, encaminhe por e-mail para [email protected]
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.