fbpx
Publicado em 22 de novembro de 2017

Transparência, ética e empatia são a base para o sucesso nas relações comerciais. A avaliação é de Alexandre Pavan, Gerente Regional da Sodexo On-Site, que baseia sua opinião em anos de experiência no relacionamento com os clientes da companhia.

Engenheiro mecânico de formação, ele afirma a importância de priorizar o contato direto com parceiros para aprimorar esse relacionamento: “Estar próximo do cliente, deixar os canais de contato sempre abertos e ter prontidão e proatividade ao atender fazem toda a diferença”.

Ele também destaca que é fundamental realizar reuniões de alinhamento de expectativas e pesquisas de satisfação periódicas para entender a percepção e as necessidades do cliente. Estratégia que faz parte da sua rotina de trabalho na Sodexo On-site, com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento com o cliente.

A avaliação de Pavan está em linha com estudiosos da área de relacionamento comercial, para quem essa postura deve ser sempre adotada. Eles destacam a necessidade de colocar permanentemente em primeiro lugar as necessidades do cliente, e não o fechamento da venda, e lembram também a importância da agilidade e de estar sempre atento ao feedback dos parceiros.

Outro ponto ressaltado pelos estudiosos e corroborado por Pavan é a utilização da tecnologia como aliada do relacionamento com os clientes. Um exemplo dessa importância são as ferramentas de métrica que calculam a satisfação dos consumidores, incluindo desde a qualidade dos produtos e serviços até o atendimento. 

Além desses pontos, Alexandre Pavan ressalta que o ponto-chave para o sucesso no relacionamento comercial é ser menos burocrático no entendimento das expectativas, levar inovação e implantar melhorias com agilidade e assertividade.

Nascido em Amparo, interior de São Paulo, Alexandre Pavan é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade São Francisco. Sua opção pela Engenharia foi pela paixão por números/exatas e a continuidade da formação técnica no segundo grau. Durante sua trajetória, Pavan, que começou sua carreira como Desenhista Copista, passou por diferentes áreas e cargos ao longo dos 20 anos de carreira, atuando na área industrial em desenvolvimento, gerenciamento e implementação de projetos, processos, manutenção e gestão de materiais, o que permitiu a ele adquirir grande experiência no tratamento com o cliente e suas necessidades. 

Compartilhe nas redes sociais