fbpx

De gota em gota, cada um pode fazer sua parte

Era uma vez uma floresta onde viviam milhares de animais… certo dia a floresta pegou fogo e passou a ser consumida por um grande incêndio. Os animais fugiam apavorados em busca de abrigo e segurança.

Contudo, um pequeno beija-flor voava repetidas vezes, do rio para a floresta com gotas de água em seu bico e as despejava sobre as chamas que atingiam a vegetação. Então uma coruja, que também fugia, passou pelo beija-flor perguntou: “o que você está fazendo, beija-flor? 

Ele respondeu: “não está vendo? Estou trazendo água do rio para apagar o incêndio antes que ele destrua toda a floresta”, ao que coruja retrucou: “você deve ser maluco! Não vê é impossível apagar esse incêndio enorme com uma gotinha de água?

“Sei disso, mas estou fazendo a minha parte”, respondeu o beija-flor. Com isso, os outros animais tomaram como exemplo a atitude do beija-flor e, juntos, conseguiram apagar o fogo.

Qual ensinamento essa singela fábula nos dá? Que sempre podemos fazer a diferença! 

Baseada nesse propósito, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo” para celebrar o Dia Mundial da Água em 2023.

Criada pela ONU em 22 de março de 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – conhecida como Rio 92 – a data vem sendo comemorada todos os anos e chama a atenção para a relevância deste importante recurso natural.

Água para todos

A água faz parte de um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU como ação global para erradicar a pobreza, proteger o clima, o meio ambiente e as pessoas em todos os lugares de forma a poderem prosperar com paz, através de uma agenda de compromissos, firmada para esta finalidade.

Objetivo nº 6 da ODS 
(Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), da ONU

A água potável e o saneamento constam do Objetivo nº 6 da ODS, responsável por assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. Mais que isso, o dispositivo propoe o cumprimento de uma agenda de metas como: alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos; aumentar a eficiência no uso da água, entre outros.

Metas no Brasil

Algumas dessas metas foram adaptadas às necessidades brasileiras, pois já havia legislações locais ou, em certas situações, para que a sociedade fosse inserida na participação da discussão do tema.

Além disso, também há no país ações para manutenção da gestão da água através de parcerias. Um exemplo, é o acordo firmado entre a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem o compromisso de assinar em 2023 um protocolo para o desenvolvimento de normas para a gestão hídrica, qualidade da água, saneamento básico, segurança de barragens, gestão de efluentes e resíduos em bacias hidrográficas. 

Por sua vez, a ABRAFAC, através do Comitê de Desafios do Workplace, publicou o material de apoio intitulado:

Já a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conta com um projeto em andamento – e em processo de consulta nacional -, além do lançamento da norma NBR 17.080, que traça um plano de segurança da água com princípios e diretrizes para elaboração e sua implementação a fim de garantir o fornecimento de água segura e potável.

Fonte de consulta, o guia é um compilado de normas técnicas com informações que visam a orientar e disciplinar o usuário de forma sustentável quanto à correta utilização do consumo de água.

A publicação traz ainda informações sobre as mudanças tecnológicas e culturais fundamentais para capacitar usuários e equipes a identificar desperdícios, monitorar, conservar, reutilizar e reaproveitar este recurso hídrico através da substituição de equipamentos economizadores, identificação de vazamentos e orientações de boas práticas de consumo e reservação, assim como adotar medidas preventivas e corretivas para o bom desempenho das instalações hidráulicas. 

Inspirados pelo exemplo do beija-flor, a ABRAFAC e o Comitê de Desafios do Workplace compartilham o propósito de motivar os profissionais do setor de FM para que, através de ações efetivas para o uso consciente e racional da água, todos possam fazer sua parte. 

#agua  #gestao #abrafac  #facilitymanagement  #facility  #property  #workplace  #onu  #ana  #meioambiente  #sustentabilidade

Fontes:

“Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo” – Organização das Nações Unidas (ONU)

https://www.ipea.gov.br/ods/ods6.html

https://agua.org.br/noticias/dia-mundial-da-agua-2023-onu-propoe-que-as-pessoas-sejam-beija-flores-na-gestao-da-crise-da-agua/

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/6

https://www.worldwaterday.org/share-2023

https://www.gov.br/ana/pt-br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.