Painel sobre maximização de dividendos
Painel apresentado no Congresso & Expo ABRAFAC 2024 chamou a atenção para a importância de práticas estratégicas
O famoso olhar do dono nunca esteve tão em alta como agora. Nas palavras de Andy Gruber, um dos painelistas convidados para a palestra “Maximizando Dividendos: A Gestão Eficiente de Propriedades como Estratégia para potencializar benefícios Financeiros”, apresentada no Congresso ABRAFAC 2024, o cuidado com as edificações é fator determinante para o retorno financeiro dos investidores.
Durante o painel, apresentado por ele ao lado de Bruno Condino e Sergio Negro com mediação de José Fiasco, Conselheiro ABRAFAC, o tema foi debatido, chamando a atenção para a importância da adoção de práticas estratégicas para otimizar a operação e manutenção de imóveis a fim de alcançar uma melhoria significativa em sua avaliação e geração de resultados financeiros.
“O que vai acontecer depois do prédio pronto é o que agrega valor ao empreendimento”, acrescentou Gruber. Segundo ele, é importante ter em mente quais as premissas, as previsões e as possibilidades de expansão dos locais. Ainda de acordo com o palestrante, “a experiência dos usuários e as informações são fatores determinantes para os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII´s)”.
Bruno Condino acrescentou: “o inquilino e o dia a dia esbarram em iniciativas dos FM´s – tanto o que é positivo, quanto o que é negativo”, destacou, para acrescentar na seqüência: “mas a satisfação é determinante para o sucesso dos empreendimentos – inclusive o financeiro”.
Sergio Negro lembrou que os problemas acontecem e fazem parte da rotina. “Por isso a indústria do FM precisa repensar a forma como as decisões e os processos são tomados considerando a importância dos investimentos e a projeção do retorno financeiro aos investidores”. De acordo com ele, é imprescindível analisar – sob a perspectiva dos usuários – as operações para obter o máximo de eficiência.
Algumas dicas valiosas foram compartilhadas pelos especialistas. Entre elas, a criação de manuais para proprietários e inquilinos. Além disso, eles também destacaram a importância das melhorias na eficiência energética, na modernização das instalações e a implantação de novas tecnologias. “Todas essas medidas evitam maiores problemas e promovem o sucesso do empreendimento”, arrematou Gruber.