fbpx

Compartilhamento de experiências marcou encontro realizado na capital paulista

A ABRAFAC promoveu no último dia 16 de março o evento “Celebração do Dia Internacional da Mulher”. Marcado pela descontração, o encontro aconteceu no SESC 24 de Maio, localizado na região central da capital paulista, e reuniu um seleto grupo de convidados.

Com uma programação composta por café da manhã, palestras e visita às instalações do edifício projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha – que, durante anos, abrigou a antiga loja de departamentos Mesbla – o evento proporcionou o compartilhamento de experiências sobre os desafios e as conquistas das profissionais de FM na atualidade.

Durante as boas-vindas, a presidente Irimar Palombo aproveitou para reforçar a relevância da ABRAFAC e as iniciativas da entidade para ampliar a abrangência do FM em todo o país, como o Congresso e Prêmio ABRAFAC.

Equilíbrio entre o pessoal e o profissional

Logo após, a presidente mediou a interação das palestrantes Celiane Cardoso, diretora de operações de contas globais da Sodexo On-site; Elisa Rosenthal, diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, colunista da revista HSM Management e Márcia Ferrari, diretora de certificação da ABRAFAC e cofundadora e presidente do Infra Women Brazil.

“Fui escolhida pelo FM. A partir daí passei a entender meu papel como profissional para atender bem o cliente”, relembra Celiane, nutricionista por formação e atualmente respondendo pelo relacionamento comercial e estratégico com clientes em operações de alimentação e facilities services.

“O protagonismo é responsabilidade de cada um. Na empresa onde trabalho somos todos estimulados a buscar o equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Daí a importância em encantar e demonstrar cuidado – um desafio diário, mas também, motivo de orgulho”, enfatizou.

Palestrantes: Márcia Ferrari, Elisa Rosenthal e Celiane Cardoso

Liderança feminina

Márcia Ferrari acrescentou: “a ideia não é falar de mulheres, mas sim encorajar essas profissionais a seguirem seus objetivos. Como resultado percebemos o impacto da liderança feminina na cultura organizacional das empresas e nos ambientes – cada vez mais acolhedores”.

Para Eliza Rosenthal, as experiências pessoais das profissionais, em especial, ajudam a criar iniciativas cada vez mais assertivas para ampliar a participação feminina no mercado. 

“As habilidades femininas promovem a empatia e o equilíbrio nas lideranças”, destacou a palestrante, para acrescentar: “a busca pela visão integral e o reconhecimento dos erros e acertos são cada vez mais importantes para obter melhores resultados”.

Diversidade enriquecedora

Temas como mudança de ambientes, apoio mútuo das mulheres; conquista de espaços anteriormente dominados apenas por homens; quebra de paradigmas e a construção de novos modelos também foram trazidos à pauta. “Toda a diversidade é enriquecedora”, lembrou Irimar. 

Ao final, as palestrantes destacaram também a importância de as mulheres galgarem, cada vez mais, postos profissionais em posições estratégicas para tomada de decisão. “Nosso grande papel neste contexto é apoiar, aprender e compartilhar com humildade e disponibilidade”, pontuou Celiane. “Vamos fazer uma revolução”, acrescentou Marcia. “É possível sim, empreender e fazer acontecer!”, arrematou Eliza.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.