fbpx
Publicado em 18 de julho de 2024

Da esq. para dir: Alexandre Abdo, Marcelo Boeger, Gonzalo Vecina, 
Cintia Attis (Gestora Executiva de Engenharia e Facilities na BP)
Celso Scaranello (Presidente executivo Rede Metrológica do Estado de São Paulo) e
Gilbertoni Jr (Gestor de Engenharia Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein)

Simpósio de Metrologia na área da Saúde contou com a participação de membros da equipe de gestão ABRAFAC

A ABRAFAC apoiou a realização nos dias 16 e 17 de julho do evento Metrosaúde 2024 – Simpósio de Metrologia na área da Saúde, promovido pela REMESP (Rede Metrológica do Estado de São Paulo).

Voltado à metrologia para empresas fabricantes de equipamentos eletromédicos, empresas de serviços como: hospitais, engenharia clínica e laboratórios de análises clínicas e metrológicos do setor da Saúde, o evento contou com palestras e mesas redondas sobre lideranças em Administração hospitalar, Normalização “Smart”, Metrologia, Certificação de Produtos e Sistemas, além dos avanços da Inteligência Artificial (IA) e vigilância de mercado e sanitária.

Na ocasião Marcelo Boeger, Diretor de Comitês ABRAFAC, participou da mesa redonda “Olhar do paciente sobre ações fundamentais de Metrologia” junto com Cinthia Attis (Hospital 9 de Julho) e Gilbertoni Júnior (Hospital Israelita Albert Einstein) com moderação do Dr. Gonzalo Vecina, um dos fundadores da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A relação FM X Engenharia Clínica

Conhecida como ciência das medições e suas aplicações, englobando todos os aspectos teóricos e práticos da medição, a Metrologia abrange qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação.  “Na Saúde a Metrologia, as verificações e as medições são essenciais para garantir a segurança do paciente e a qualidade do atendimento”, explica Boeger.

“Neste sentido, a ABRAFAC apóia a REMESP por entender que a área de Facility Management tem estreita relação com a Engenharia Clínica e com as áreas de assistência direta ao paciente que afetam a experiência do cliente, além de promover práticas sustentáveis”, esclarece Boeger.

“Entendo que um evento desse porte traz para o setor a relevância de diversos temas de aderência direta à nossa atuação”, destaca Boeger, que prossegue: “pudemos tratar de pontos cruciais para a gestão dos serviços, entre elas a ISO 7101, a primeira norma internacional de sistema de gestão da qualidade para Organizações de Saúde, tema alinhado à pesquisa realizada e publicada pelo Comitê de Facility Management em Serviços de Saúde ABRAFAC”, destaca, reiterando a importância das Certificações no setor de Saúde para a área de FM.

Realizado no InRad (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP), o simpósio Metrosaúde 2024 contou ainda com participação de Alexandre Abdo, Coordenador do Comitê de Facility Management em Serviços de Saúde ABRAFAC, moderando a mesa-redonda “sobre “Metrologia com suporte para a Infraestrutura Hospitalar”. Martha Simas, Conselheira ABRAFAC, também esteve presente prestigiando o evento.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.