Membros da ABRAFAC no evento
Presidente Lívia Lourenço foi uma das palestrantes convidadas do evento
Lívia Lourenço, Presidente da ABRAFAC, foi uma das palestrantes convidadas do IFM Summit São Paulo 2025, promovido pela Infraspeak – empresa associada à ABRAFAC e Patrocinadora Prata da entidade. O evento aconteceu no dia 12 de junho, no Boulevard JK, na Zona sul da capital paulista, e reuniu dezenas de profissionais do setor.
A Presidente participou do painel de discussão “O estado do FM: como transformar riscos em oportunidades estratégicas?”, moderado por Lucas Venturini, Sales Director LATAM da Infraspeak. Também integraram o debate Jorge de Oliveira e Silva, Coordenador de Manutenção (Grupo Nós) e Adriano Crocco, Diretor Executivo da Verzani & Sandrini.
Durante sua explanação, Livia esclareceu dúvidas frequentes como, por exemplo, o maior desafio na gestão de operações enfrentada pelo Facility Manager: “deixar de ser visto como um custo e passe a ser percebido como um agente estratégico de valor, inovação e impacto no negócio”, disse.
A Presidente também alertou sobre os erros de Facility Management: “pode parecer pequeno, mas quando explode, abala toda a cadeia, impactando em segurança, reputação e credibilidade da empresa. Por isso, má gestão de Facilty Management não é apenas ineficiência. É riso de imagem, de compliance e até da continuidade do negócio”, enfatizou.
Troca de experiências
A programação teve início com as boas-vindas de Felipe Ávila da Costa, Cofundador & CEO da Infraspeak, e seguiu com a palestra “Abaixo da superfície: iluminando o lado oculto do FM”, apresentada por Rui Santos Couto, VP of Growth da empresa.
Idealizado para compartilhar conhecimentos e discutir o futuro do setor de Facility Management, o evento contou ainda com apresentação de Aline Navarrete, Head of Facilities, Workplace & Real Estate da Serasa Experian, além do fireside chat (bate-papo informal) “Como enfrentar o iceberg e gerar resultados”, com Hugo Vilela de Araújo Pereira, Diretor da Orion, conduzido por Ana Busquet, Head of Enterprise CS LATAM da Infraspeak.
Para completar a programação, FM Innovators Fair apresentou aos visitantes as mais recentes inovações, serviços, produtos e plataformas voltadas ao setor. Ao final do evento, um descontraído happy hour proporcionou momentos de networking de alto nível e troca de experiências entre os participantes.



