Como a inovação e a eficiência estão sendo aplicadas com sucesso na prática
No dia 3 de julho, a ABRAFAC promoveu mais uma edição do FM Debate, com o tema “Casos de sucesso em inovação e eficiência”. Transmitido ao vivo pelo YouTube, o encontro online foi aberto a associados e não associados, proporcionando um rico debate sobre o tema.
O evento contou com a condução de Ricardo Sansone, diretor de Eventos da ABRAFAC, que deu as boas-vindas à audiência, destacou a Missão, Visão e Valores da Associação e reforçou a importância do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano. Sansone também agradeceu o apoio dos patrocinadores Diamante, Ouro e Prata, fundamentais para a realização das iniciativas da entidade.
Durante a transmissão, foi exibido um vídeo institucional sobre o Congresso ABRAFAC & Expo FM 2025 , o mais importante do calendário nacional no setor de Property, Workplace e Facility Management. O congresso acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na capital paulista.
A mediação da live foi feita por Glaucio Cirne, conselheiro da ABRAFAC, que apresentou os convidados:
- José Artur Simões Amaro, com o case 1: “Conhecimento e operação segura”;
- Fernanda de Almeida Carvalho e Janaina Leite Medeiros, com o case 2: “Chatbot em viagens corporativas”;
- Guilherme Flores e Bruno Sérgio do Amaral, com o case 3: “Higienização 4.0 via IoT”.
Case 1 – Conhecimento e operação segura
Primeiro a se apresentar, José Artur Simões Amaro compartilhou a jornada de transformação do Facility Management no SESC São Paulo. Ele destacou aspectos como a classificação de risco, a operação contínua e a estrutura de equipes multidisciplinares.
“Cada edificação possui uma equipe bastante robusta, que garante a cobertura completa das necessidades operacionais e técnicas”, enfatizou.
Amaro também abordou os impactos positivos da transformação operacional em aspectos como sustentabilidade, redução de custos e satisfação dos usuários, com instalações bem mantidas e livres de interrupções.
Case 2 – Chatbot em viagens corporativas
Na sequência, Fernanda de Almeida Carvalho apresentou o case da Elopar, sobre a implantação de um chatbot para gerenciamento de viagens corporativas.
“Apesar de termos uma área dedicada ao tema, nossa equipe precisava realizar conciliações e ligações para acompanhar as ordens de serviço. A partir dessa demanda, surgiu a necessidade de aprimorar a experiência dos viajantes”, explicou.
Após o mapeamento de perfis e a classificação dos viajantes, foi criada a ferramenta Eloá, que opera via Microsoft Teams e intranet, oferecendo informações diretas aos colaboradores.
“Com o tempo, expandimos as funcionalidades da ferramenta. Obtivemos soluções até 84% mais eficazes do que as de um consultor e aumentamos em 35% a satisfação dos usuários”, relembrou.
Case 3 – Higienização 4.0 via IoT
Encerrando as apresentações, Guilherme Flores abordou a implementação de soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) para higienização de banheiros coletivos, com o objetivo de transformar esses espaços em ambientes inteligentes.
“A partir da identificação da demanda em banheiros de grande fluxo, mapeamos as necessidades e desenvolvemos uma solução para otimizar o trabalho humano e gerar impactos positivos”, explicou.
Ao final, os participantes responderam às perguntas enviadas pela audiência, encerrando mais uma edição do FM Debate com alto nível de troca de experiências e aprendizado para o setor.