Patrocinadores Diamante

Blog

Liderança para gestores: o que fazer para firmar uma relação de confiança

  • Home
  • Blog
  • Liderança para gestores: o que fazer para firmar uma relação de confiança
Liderança para gestores: o que fazer para firmar uma relação de confiança

Liderança para gestores: o que fazer para firmar uma relação de confiança

Poder ou autoridade: o que pode contribuir para uma melhor liderança? 

Você, gestor de facilities! Consegue exercer um bom cargo na liderança de sua equipe? Não é à toa que o assunto provocou a criação de milhares de publicações e formou consultores voltados ao ensinamento de dicas e técnicas, cada vez mais apuradas, sobre a área. Ser líder não é tão fácil, mas está longe de ser um desafio impossível. Saiba mais a seguir. 

Gestores de uma equipe precisam estabelecer, antes de qualquer coisa, uma relação de confiança com seus colaboradores. Segundo um artigo do site Great Place to Work, consultoria especializada no assunto, é possível reter de livros sobre liderança, importantes ensinamentos. O artigo dá o exemplo de O Monge e o Executivo que reflete a diferença entre poder e autoridade: 

Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Uma forma de diferenciá-lo da autoridade, é que o poder pode ser vendido, comprado, dado e tomado. As pessoas podem ser colocadas num cargo de poder por serem parentes ou amigas de alguém. 

Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa. Tem ligação ao seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas. 

Ser uma autoridade pode ser o caminho mais eficaz em uma gestão. Isso por se tratar de uma relação mais orgânica, colaborativa e de relações profissionais mais profundas.

As principais qualidades de caráter de pessoas que exercem autoridade: 

  • Honestidade; 
  • Confiabilidade; 
  • Ser um bom exemplo;
  • Cuidado;
  • Compromisso;
  • Ser um bom ouvinte;
  • Conquistar a confiança das pessoas; 
  • Tratar as pessoas com respeito; 
  • Encorajar as pessoas;
  • Ter atitude positiva e entusiástica;
  • Gostar das pessoas. 

Todas essas características são fundamentais para ser bom líder. E você? Qual linha de raciocínio segue para sua liderança na Gestão de Facilities? Deixe o seu comentário! 

--

ABRAFAC é ideal para o profissional e empresas de Facilities 

Sua empresa faz parte do setor de Facilidades? A ABRAFAC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços. 

Entre os benefícios de ser um Associado Individual ABRAFAC estão: 

  • Acesso ao conteúdo de palestras e apresentações através de área restrita no portal ABRAFAC; 
  • Participação exclusiva nos eventos gratuitos da associação; 
  • Descontos promocionais em workshops, congressos e eventos que constam com a ABRAFAC como entidade apoiadora. 

Entre muitos outros! Não perca tempo e associe-se: www.abrafac.org.br/associe-se.asp 

 


Compartilhe:

Ivan Monteiro

Editor e colunista do blog da ABRAFAC, Ivan Monteiro é Jornalista formado pela Universidade Vila Velha (ES), Analista de Mídias Sociais e empreendedor digital. Estudante assíduo da área de comunicação e negócios, está sempre por dentro das novidades do mercado

Busca

Contribua.

Quer contribuir com a Abrafac, envie seu texto que nós vamos publicar neste espaço.

Não divulgamos o seu e-mail.

Receba Nossa Newsletter

Fale Conosco
  • Endereço: Rua Silvio Dante Bertachi, 287 - Vila Sonia | CEP 05625-000
  • Telefone: (11) 4872-2895
  • Email: rb.gro.cafarba@otnemidneta
© 2016. «ABRAFAC - Associação Brasileira de Facilities». Todos os Direitos Reservados.