Patrocinadores Diamante

Blog

Local de trabalho: a redução de custos com o escritório é possível

  • Home
  • Blog
  • Local de trabalho: a redução de custos com o escritório é possível
Local de trabalho: a redução de custos com o escritório é possível

Local de trabalho: a redução de custos com o escritório é possível

Em um momento de turbulência na economia brasileira, gestores e empreendedores estão de frente a um complexo desafio: a necessidade de reduzir os custos para ampliar a margem de lucro. E, mais importante que cortar custos, existe a importância de melhorar a produtividade de uma equipe. Nosso blog traz hoje uma entrevista especial com Otavio Cavalcanti, diretor da Regus, empresa especializada em fornecer soluções de espaços flexíveis.

Presente em 900 cidades, em 120 países, a Regus foi fundada em Bruxelas, na Bélgica, em 1989. Hoje, incluindo 3.000 centros de negócios pelo mundo, a rede oferece grande variedade de formatos de escritórios, contribuindo para planos de contingência para empresas e possibilitando que as pessoas e empresas trabalhem onde, quando e como quiserem, de acordo com cada orçamento. 

Veja a nossa entrevista com Otavio Cavalcanti, diretor da Regus: 

Blog da ABRAFAC: Em suas palestras você usa o termo “revolução no local de trabalho”. Que revolução é essa? 

Otavio Cavalcanti: A revolução é da mão de obra, para a empresa que busca a redução de custo. Acredito que, ao passar por crises, precisamos nos adaptar. As empresas buscaram opções que pudessem reduzir seus custos, seja a questão da parceria trabalhista, investimentos e custo fixo. Ao mesmo tempo, temos uma nova geração de mão de obra vindo aí. Porém, eles chegam sem esse perfil de trabalhar dentro do escritório com uma carga horária definida. Eles exigem uma flexibilidade, mesclando home office, visita ao cliente, entre outros. Isso fez com que as empresas repensassem a maneira que vão trabalhar.

Quando falamos da revolução de local de trabalho, é onde e como o colaborador trabalha. É necessário adaptar para, assim, reter talento e trazer talento para dentro da empresa. 

Blog da ABRAFAC: As empresas devem seguir apenas para um modelo de escritório terceirizado ou buscar um equilíbrio de formatos, propiciando uma flexibilidade e uma economia? 

Otavio Cavalcanti: O ideal é buscar um equilíbrio. Muitas empresas possuem uma central operacional em um local de baixo custo para atender seus clientes, porém, tem períodos que ela precisa da redução de custos, quando a demanda é mais baixa. Conheço empresas que estão usando um espaço flexível nesse momento. E esse tipo de ambiente possui um espaço convencional, com estrutura, recepcionista, copa, limpeza, mobiliário, internet, telefonia. É uma terceirização do escritório convencional. Muitas vezes, a empresa precisa se adaptar em momento de desafios econômicos. Isso é importante. 

Além disso, é importante levar em conta a questão da qualidade de vida dos colaboradores. Quase 80% dos executivos e funcionários, prezam pela qualidade de vida relacionando isso com uma rotina mais flexível. Quando falamos de custo, 55% do espaço comercial fica ocioso em uma empresa. São salas de reuniões ou as salas das equipes de vendas que ficam fora quase o dia todo. Com isso, é necessário pensar em adaptar para reduzir custos. 

Blog da ABRAFAC: Sobre os millennials, o que eles valorizam mais nesse sentido de trabalho? A mobilidade ou a rotina? 

Otavio Cavalcanti: Os jovens querem flexibilidade de trabalho. Não querem chegar ao escritório às 9 horas da manhã para saírem às 20 horas. Eles querem levar em consideração o tempo em trânsito, academia, lazer e etc. O espaço também é importante, esse perfil quer um ambiente mais aberto, ter opções onde trabalhar. Na minha experiência, a maioria gosta de privacidade em alguns períodos também. Querem trabalhar de forma livre, prometendo entregar o serviço sempre ao final do dia. 

Blog da ABRAFAC: Qual a importância da área de facilities para a Regus? 

Otavio Cavalcanti: Acredito que é o que temos de mais importante. O meu cliente vem terceirizar o espaço da empresa dele conosco e precisamos dos colaboradores para fazer o serviço conosco, pois nos preocupamos com a qualidade.

Nossos parceiros e fornecedores cuidam da limpeza, mobiliário, manutenção e outros serviços. São várias empresas dentro desse segmento. Minha expertise é deixar isso pronto para operar. Meus parceiros vão fazer funcionar e entregar tudo com qualidade. 

Blog da ABRAFAC: Qual a sua mensagem para gestores de facilities que estão com a pressão de reduzir custos? 

Otavio Cavalcanti: Façam essa análise para saber se estão jogando dinheiro e tempo fora. Já visitei empresas que possuíam um grande local de trabalho, mas trabalhavam lá uma equipe pequena. É necessário reavaliar isso. Eles podem se surpreender, pois, o ambiente de trabalho apropriado pode reduzir custos entre 30% e 40%, além de aumentar a produtividade. 

Saiba mais sobre a Reguswww.regus.com.br 

 --

Renomados palestrantes internacionais e nacionais estão confirmados no Congresso & Expo ABRAFAC 2017! 

O 12º Congresso & Expo ABRAFAC, ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro de 2017 no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização, durante os dois dias de evento. 

Uma programação muito especial de palestras está sendo preparada, com os mais renomados profissionais internacionais e nacionais do setor, que debaterão sobre as principais megatendências de facilities que estão ocorrendo no mundo. 

Entre os assuntos que serão abordados, estão temas relacionados à sustentabilidade, cases mostrando o impacto da implantação de software de gestão de facilities, utilização do BIM e novas tecnologias, a Robotização dos serviços de facilities e seu Impacto nos contratos futuros, assim como a transformação digital através da Inteligência Cognitiva, coaching e gestão de carreira em facilities, ISO 41000 e o impacto nos novos negócios em facilities, entre muitos outros. 

Saiba mais e garanta sua vaga: www.abrafac.org.br/eventos/congresso 

 


Compartilhe:

Ivan Monteiro

Editor e colunista do blog da ABRAFAC, Ivan Monteiro é Jornalista formado pela Universidade Vila Velha (ES), Analista de Mídias Sociais e empreendedor digital. Estudante assíduo da área de comunicação e negócios, está sempre por dentro das novidades do mercado.

Busca

Contribua.

Quer contribuir com a Abrafac, envie seu texto que nós vamos publicar neste espaço.

Não divulgamos o seu e-mail.

Receba Nossa Newsletter

Fale Conosco
  • Endereço: Rua Silvio Dante Bertachi, 287 - Vila Sonia | CEP 05625-000
  • Telefone: (11) 4872-2895
  • Email: rb.gro.cafarba@otnemidneta
© 2016. «ABRAFAC - Associação Brasileira de Facilities». Todos os Direitos Reservados.